/

27 de Fevereiro de 2012 17h55

Prefeitura de Cuiabá participa da campanha "Mato Grosso Respeitando a Mulher"

27/02/2012

Simone Seibert Ventura - SECOM Cuiabá - 3645-6054


A prefeitura de Cuiabá, juntamente com a Sala da Mulher, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), e demais parceiros, realiza a campanha “Mato Grosso Respeitando a Mulher”. A primeira etapa da campanha ocorreu nesta segunda-feira (27-02), no Hotel Paiaguás, na capital.

No encontro foram apresentadas ações que sejam eficazes para diminuição dos números de violência contra a mulher, tanto na baixada cuiabana, como nos demais municípios do estado de Mato Grosso.

A primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, destacou a importância da campanha, bem como a necessidade de discutir soluções que resolvam esse problema: “Quanto mais for falado e trabalhado em cima desse assunto, maiores são as chances de diminuirmos estes números. É o nosso dever abraçar um projeto como este, que traga soluções e ainda discuta a melhoria de vida de todos os nossos cidadãos”, explicou.

A coordenadora das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica de Cuiabá, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, e presidente nacional da COPEVID (Comissão Nacional de Promotores da Violência Doméstica), explicou que a campanha é de suma importância para toda a sociedade. “Sendo ela educativa e preventiva, visando o combate à violência doméstica em Cuiabá. É preciso que as mulheres denunciem, e todos precisam ter noção da gravidade da situação e estarem diretamente envolvidos”. 

A presidente da Sala da Mulher AL/MT, Janete Riva, uma das idealizadoras do projeto, frisou também a necessidade de chamar a sociedade para participar de fato e aderir a campanha. “Todos somos responsáveis por este assunto. Vamos vestir Mato Grosso com a bandeira da não violência contra a mulher”, finalizou.

Mudanças na Lei Maria da Penha

De acordo com a Juíza da Vara da Mulher, Ana Cristina Silva Mendes, uma das grandes mudanças ocorridas na Lei Maria da Penha é a de que não somente a mulher violentada pode denunciar a agressão, sendo possível que os filhos, vizinhos, pessoas que presenciam este tipo de violência façam a denúncia.

“O judiciário se junta para o combate da violência visando à mudança de cultura, é um desafio mudar um conceito, a cultura de um povo. Mas vamos combater e juntos erradicar a violência contra a mulher”, enfatizou Ana Cristina.

Programação

O próximo encontro da campanha é em 08 de março (Dia Internacional da Mulher), no auditório Clóvis Vetoratto, no palácio Paiaguás, às 9h. Na ocasião haverá a apresentação de um documentário sobre o projeto ‘Lá em Casa quem manda é o respeito” e o lançamento da Cartilha Nacional da Copevid. Também terá apresentação da peça teatral “Veja você Margarida” por um grupo de atores de Pernambuco. O promotor de Justiça, João Maria Rodrigues Filho (MP/PE), fará palestra com o tema “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Lei Maria da Penha”.

No período vespertino, o evento terá continuidade no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, com uma mesa redonda para discutir o “Combate a violência doméstica e familiar contra a mulher e necessidade de implementação de políticas públicas no Estado de Mato Grosso”. Participarão da discussão a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Roseli Barbosa; a coordenadora da Sala da Mulher da AL Janete Riva; a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa; a superintendente de Políticas para Mulheres de Mato Grosso Ana Emília Iponema Brasil Sotero; a juíza de Direito Ana Cristina Silva Mendes; a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB Ana Lúcia Ricarte; e a delegada Daniela Silveira Maidel.

Após as discussões, haverá a “Caminhada pelo Fim da Violência de Gênero” com trajeto entre a Assembleia Legislativa e o Shopping Pantanal. No local, as mulheres terão atendimento das delegacias de polícia e Defensoria Pública. Atendimento semelhante também será prestado nos shoppings Goiabeiras e Três Américas.