/

30 de Julho de 2012 15h38

Prefeitura de Cuiabá e TCE-MT dão início ao desenvolvimento do Planejamento Estratégico da capital

30/07/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


Técnicos da prefeitura de Cuiabá  e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) se reuniram nesta segunda-feira (30/07), no Hotel Paiaguás, para dar início ao desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que visa transferir práticas de gestão e tecnologia para a implantação do Planejamento Estratégico na capital.

Durante a reunião, o prefeito Francisco Galindo, demonstrou os avanços que Cuiabá obteve na gestão. Ele destacou o incremento da receita municipal, que para a próxima gestão será de R$ 600 milhões. Além das obras do Poeira Zero, aquisição de maquinário, construção de pontes de concreto, reformas em escolas e creches, construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), entre outras.

Galindo fez questão de destacar ainda a valorização dos servidores com a implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), que era uma antiga reivindicação. E também cursos e qualificações para os funcionários. “Tudo isso é possível com planejamento. É o que estamos fazendo“, comentou.

O programa tem o objetivo de transferir aos órgãos fiscalizados, as práticas de gestão e tecnologia adotadas pela instituição. O mecanismo do Planejamento Estratégico com foco em resultados, é uma das principais propostas. O planejamento da prefeitura está sendo pensado para até 2017.

Para o conselheiro Waldir Teis, o planejamento estratégico tem condições de definir e dar eficácia ao serviço público, já que as políticas públicas poderão ser direcionadas para as necessidades do município.

O prefeito pediu empenho e dedicação aos secretários municipais e técnicos presentes na reunião. “Temos que pensar o plano estratégico com amor à Cuiabá. Nós avançamos em pouco tempo e podemos deixar um grande legado. Por isso peço que se dediquem”, disse.

O termo de adesão ao PDI foi assinado por Galindo no dia 9 de julho. Além dos softwares do Planejamento Estratégico, o TCE disponibilizou o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a cessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos.

Com a adesão, a prefeitura recebe apoio e orientação técnica do TCE para o desenvolvimento de um plano estratégico de longo prazo para o município. As diretrizes e metas do programa têm a finalidade de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a implantação de um modelo de administração pública, cuja orientação é o resultado. Incentivando o cidadão a se informar e exercer o controle sobre a qualidade dos serviços prestados.

O secretário Municipal de Fazenda, Guilherme Muller, é o coordenador na elaboração do planejamento, juntamente com técnicos do TCE e das Secretarias Municipais de Fazenda, Planejamento e Finanças, da Controladoria e Ouvidoria.

De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013 os cursos de capacitação oferecidos aos gestores terão foco para 20 municípios do Estado. Até agora, os oito maiores municípios de Mato Grosso já assinaram o termo de adesão ao programa: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Barra do Garças. Para os gestores desses municípios, as aulas de capacitação terão início nesta quarta-feira (01/08), por meio do projeto de Ensino à Distância (EAD) do TCE-MT.