/

10 de Outubro de 2012 16h05

Prefeitura de Cuiabá é parceira na realização dos Jogos dos Povos Indígenas

10/10/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

Cuiabá será a sede da décima segunda edição dos Jogos dos Povos Indígenas em 2013. Membros do Ministério dos Esportes estiveram na terça-feira (09/10), reunidos com o prefeito da capital, Francisco Galindo, para confirmar a escolha e dar início ao planejamento do evento, que contará com a participação de 16 países.

Galindo destacou que Cuiabá vem sendo lembrada em todos os eventos nacionais e que esta é mais uma oportunidade de abrir a capital mato-grossense para os turistas. “Um evento desse porte nos motiva muito e é com muita honra que sediaremos os Jogos Indígenas. À prefeitura resta garantir no orçamento do próximo ano os recursos para a realização do evento”, disse.

Também presente na reunião, o secretário municipal de Esporte e Cidadania, João Bosco, explicou que Cuiabá foi escolhida por ser a capital do Estado que possui a maior população de indígenas do país. “Os representantes dos Jogos e do Ministério dos Esportes estiveram aqui para buscar o apoio da prefeitura e a assinatura para firmar esse convênio deve ocorrer até o fim do ano”.

O secretário nacional de Esportes, Afonso Barbosa, contou que o lançamento dos Jogos está previsto para março de 2013. “Os Jogos Indígenas trazem os esportes tradicionais dos índios, como a corrida de tora e as competições de luta. É uma forma de mostrar a cultura indígena como um todo para o mundo”, comentou.

No início de novembro, uma nova reunião será realizada em Brasília para a definição da comissão que trabalhará para a realização do XII Jogos dos Povos Indígenas.