/

18 de Maio de 2012 08h39

Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado definem espaço físico para Olimpíadas Escolares Brasileiras

18/05/2012

Euziany Teodoro-3645-6054


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, José Lacerda, nesta quinta-feira (17-05), começou os preparativos para que a capital receba as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem de 25 de novembro a 09 de dezembro deste ano.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, enviarão suas delegações, formadas por 180 a 200 integrantes cada uma, o que confere um grupo de pelo menos 5.500 pessoas rumo a Cuiabá, além do público em geral. 

Para o prefeito, é mais uma chance de Cuiabá se tornar destaque em todo o Brasil. “Nossa cidade vai ser, em mais uma oportunidade, o centro das atenções. Vai ser também um treino para a Copa do Mundo em todos os setores: rede hoteleira, turismo, enfim. Uma grande oportunidade”, comemorou Galindo. 

As reformas em estádios, quadras, piscinas e toda a estrutura física para receber as Olimpíadas Escolares vai deixar um legado: Cuiabá estará pronta para receber qualquer outro evento esportivo, pois terá toda a estrutura necessária para receber as equipes e o público em geral. 

Há, ainda, o legado para os jovens. “Virão olheiros internacionais. Esse evento vai garantir vagas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, além disso, vai estimular nossos jovens a saírem dos descaminhos, como as drogas”, opinou o secretário da Casa Civil, José Lacerda.

As obras devem estar prontas até o mês de setembro. O montante dos recursos necessários ainda não foi fechado, mas virá da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Governo de Mato Grosso e o Comitê de Organização das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que entra com recursos na ordem de R$ 5 milhões.

Na reunião de hoje, que também contou com a presença do secretário de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, e os secretários municipais de Educação, Permínio Pinto Filho, Obras Públicas, Quidauguro Fonseca e de Esportes, João Bosco Ferreira da Cruz, começaram a ser definidos os locais em que as provas estudantis serão realizadas. A finalização deve ser feita nos próximos dias.