/

24 de Agosto de 2012 17h42

Prefeitura de Cuiabá destina R$ 1 milhão para reforma e ampliação dos Conselhos Tutelares

24/08/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

Os seis Conselhos Tutelares de Cuiabá passarão por reformas e ampliações, foi o que garantiu o prefeito Francisco Galindo, em reunião com representantes do Ministério Público nesta sexta-feira (24/08). Para isso, serão destinados recursos na ordem de R$ 1 milhão.

Conforme a secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaiser, uma equipe técnica conjunta da prefeitura e do MP se reúne já na próxima semana para começar a traçar as necessidades de cada Conselho. “O prefeito nos autorizou a montar a equipe e começar a trabalhar. O que for preciso: uma reforma, ampliação, readequação, será analisado por essa comissão e em seguida, começaremos as obras”, disse.

O MP já havia feito um diagnóstico prévio, que foi apresentado a Galindo. No entanto, não houve uma previsão de valores para cada Conselho. “É isso que a comissão conjunta vai analisar, quanto será necessário investir em cada local para torná-lo adequado trabalho dos conselheiros e para o atendimento ao público”, explicou Regina.

Dos seis Conselhos, três estão em prédios do patrimônio público e os outros três são locados. O prefeito liberou a avaliação dos prédios locados. “Se esses prédios forem o ideal, faremos uma reforma e readequação. Se não, iremos locar outro prédio e adequá-lo para as necessidades do Conselho. Quero agradecer essa parceria do Ministério Público que proporcionou essa melhoria para a população”, afirmou Galindo.

“Quanto aos locais que já pertencem ao patrimônio público, esses passarão por reformas e entregaremos todos os seis totalmente adequados até o fim do ano”, destacou o prefeito.

O diagnóstico do MP apontou que os Conselhos Tutelares necessitam de estrutura adequada tanto para o trabalho dos conselheiros, quanto para o atendimento da população. “Vimos que são poucos computadores, não há um local adequado para guardar a documentação, há infiltração e nenhum possui brinquedoteca, entre outros problemas”, contou a engenheira Valery Pires.

“Essa reunião foi muito produtiva, pois agora temos a garantia de que essas obras serão feitas. Temos os recursos disponibilizados pela prefeitura e vamos ajudar no que for possível”, comentou a promotora de Defesa da Infância e Juventude, Sasenasy Soares Daufenbach.

Casa de Retaguarda

Além dos Conselhos Tutelares, o prefeito autorizou a reforma da Casa de Retaguarda. “Será um pacote de reformas. Vamos entregar tudo para a população até o final do ano”, garantiu Galindo.

Estiveram na reunião, o prefeito Francisco Galindo, os secretários Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaiser, e de Educação, Silvio Fidélis, o procurador geral do município, Fernando Biral, o procurador titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Prado, e a promotora da Defesa da Infância e Juventude, Sasenasy Soares Daufenbach.