/

11 de Maio de 2012 08h49

Prefeitura de Cuiabá aprova projeto arquitetônico do novo Shopping Popular

11/05/2012

Euziany Teodoro - Secom (65) 3645-6054


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, conheceu, nesta quinta-feira (10-05), o projeto arquitetônico do novo Shopping Popular da capital, que será construído onde hoje funciona um estacionamento, na frente da atual área de comércio. O chamado “camelô”, que atualmente fica de frente para a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), no bairro Porto, ficará de frente para a Avenida Carmindo de Campos.
 

O novo local é um desejo antigo dos 400 comerciantes que atuam no Shopping Popular há 17 anos. Com o novo projeto, serão oferecidas melhores condições de trabalho, refrigeração adequada e corredores mais amplos, além de um elevador. 

O projeto, de autoria dos arquitetos Gerson Barros e Ademar Poppi, da Palu Arquitetura e Engenharia, terá 15 mil m². Serão oferecidos 400 box comerciais de 2,5m por 2,5m. 

O prédio será dividido em subsolo (estacionamento com 140 vagas); térreo (com 400 box comerciais, cafeteria embaixo da escada e área comum para comerciantes e visitantes e estacionamento externo com 260 vagas); e 1º andar (com área de alimentação formada pelas lanchonetes que já atuam no local). 

No 1º andar deverá funcionar uma subsede do “Ganha Tempo”, que oferece todos os serviços públicos em um único local. Seguindo o exemplo do Ganha Tempo do Centro de Cuiabá, atenderão no Shopping Popular o Detran-MT, Rede Cemat, Lotérica, enfim, os serviços necessários à população. 

Também no primeiro andar será instalada a Central Cuiabana de Referência, um espaço destinado aos serviços oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá, como bases da assistência social e outras secretarias. O prédio terá dez entradas entre as avenidas Prainha, Carmindo de Campos e Beira Rio. 

O prefeito ficou satisfeito com o projeto e o próximo passo é buscar parcerias em busca dos recursos para a construção. “O projeto é excelente. Vai contemplar todas as classes que visitam o Shopping Popular, inclusive turistas. Agora vamos conversar com o governo estadual e buscar uma linha de crédito para realizar esse sonho”, afirmou. 

O vereador por Cuiabá, Misael Galvão, que por muito tempo foi presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, contou um pouco da história do local. “Há 17 anos nos unimos para ter um local em que pudéssemos vender os produtos formalmente. Mais de 2 mil empregos diretos são gerados com nossa atuação. É realmente um sonho poder ter um novo local que vai garantir um melhor trabalho para todos”, disse. 

Atualmente, segundo Misael, cerca de 50 mil pessoas visitam o Shopping Popular por semana, ou seja, quase 10 mil pessoas por dia útil.