/

15 de Setembro de 2011 15h52

Prefeito Chico Galindo participa de cerimônia com a presidente Dilma Roussef

15/09/2011

Angela Jordão: (65) 8453-6822


O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, manteve em Brasília uma série de reuniões buscando a viabilização de projetos e programas para o município. Nesta quinta-feira (15/09), Galindo esteve com a presidente da República, Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, participando da cerimônia em que o Governo Federal lançou uma nova etapa do plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais e a construção e cobertura de quadras esportivas escolares.

A nova etapa do programa prevê 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Essas unidades se somarão às 1.484 já em construção em 1.040 municípios. A construção de unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), de atender a 100% das crianças de 4 a 5 anos até 2016 e a 50% das crianças até 3 anos até 2020. Os projetos integram ações do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

Na ocasião, o prefeito conversou com o ex-deputado federal e coordenador do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), sobre a participação de Cuiabá nas metas estipuladas pelo Governo Federal para a educação infantil.

Poeira Zero

Ainda em Brasília, Galindo se reuniu com o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, para tratar do programa Poeira Zero – que prevê a pavimentação de todos os bairros da capital em um prazo de dois anos.  Também foi discutida a construção de pontes, asfaltos e a questão das águas pluviais, com Cuiabá integrando o programa Pró-Transportes. Em todas as reuniões, Galindo esteve acompanhado do Secretário de Assuntos Institucionais de Cuiabá, Ricarte Freitas.

O ministro explicou que o programa Poeira Zero está em análise na Caixa Econômica Federal (CEF), em Cuiabá, para posterior decisão do Ministério das Cidades.

Informatização

No Banco do Brasil, também em Brasília, o prefeito tratou do convênio com o banco para a aquisição de aproximadamente 22 mil notebooks, que serão entregues a todos os alunos da rede pública municipal (estudantes com idade a partir dos 10 anos). Galindo também debateu a compra de máquinas e equipamentos para o município (como caminhões e pás-carregadeira), que já estão em fase de licitação.

Chico Galindo retorna ainda nesta quinta-feira para Cuiabá.