Prefeito

Otmar Oliveira

O Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, prestigiou a solenidade de retomada das operações da Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (27-9), no Distrito Industrial. Após quatro anos de paralisação da usina,  a volta do envio do gás natural- insumo necessário para o funcionamento da termelétrica- é motivo de comemoração para o Prefeito, que aposta em uma Cuiabá com maiores oportunidades.

Em uma cerimônia muito prestigiada por autoridades e empresários mato-grossenses, o governador do Estado, Silval Barbosa, marcou presença ao lado de Francisco Galindo. O secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, acompanhou o Prefeito na solenidade.

Como não poderia deixar de destacar, Galindo fez questão de parabenizar Silval Barbosa, o secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf e o presidente da Empresa Pantanal Energia (EPE)- administradora da Mário Covas-, Fábio Garcia, pelo esforço incansável na luta para a reativação da usina.

Para Galindo, o progresso ao povo cuiabano é o maior legado que a volta da usina pode proporcionar à capital. “Cuiabá está em festa com o funcionamento da Mário Covas. A cidade passará a atrair mais investimentos com a instalação de novas indústrias, em consequência desse novo cenário de possibilidades que se abre a capital”, destaca.

Avaliando o cenário que se desenha para Mato Grosso, o governador Silval Barbosa frisou que, a reativação da usina traz maior estabilidade, não só a baixada cuiabana, mais ao Estado como um todo. “Temos um Mato Grosso de oportunidades e de transformação. Agora temos energia suficicente para dar continuidade a todo nosso potencial”.

Dilemário Alencar também manifestou sua satisfação e destacou que, a partir de agora, Cuiabá tem segurança energética para garantir o maior desenvolvimento de sua atividade econômica. Bem como consolidará o mercado de Gás Natural Veicular (GNV) de Mato Grosso.

SOLUÇÃO

Depois de quatro anos de negociações com a estatal boliviana, a Yacimientos Fiscales Petroliferos Bolivianos (YFPB), detentora do gás natural enviado a usina, a Empresa Pantanal Energia (EPE)- após ser arrendada pela Petrobrás - retomou as operações da Mário Covas. Aproximadamente de 2,2 milhões de m³/dia de gás natural serão enviados a termelétrica para seu funcionamento.

A Usina Mário Covas possui capacidade de gerar 480 megawatts/hora, o equivalente a três vezes a produção da usina hidrelétrica de Manso, e tem condições de suprir a demanda de até 60% do Estado.

• Francisco Galindo vota e fala sobre os desafios do novo prefeito eleito

• Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, faz aniversário e recebe homenagens

• Prefeito Francisco Galindo apresenta pacote de obras para a área da saúde

• Prefeito Francisco Galindo se reúne com líderes comunitários e apresenta ações