/

27 de Abril de 2012 13h50

Novos agentes de Trânsito de Cuiabá tomam posse

27/04/2012

Angela Jordão ? Secom Cuiabá - (65) 3645-6459


A prefeitura de Cuiabá deu posse ontem (26-04) a 179 novos agentes de Trânsito e Transporte, a partir de agora serão responsáveis pela ordenação do trânsito da capital. A solenidade oficial de posse foi realizada no auditório do Fórum  de Cuiabá e contou com a presença dos agentes e seus familiares, do prefeito Francisco Galindo, dos secretários municipais e de vereadores.

Os novos agentes foram aprovados no concurso realizado em 16 de dezembro. O resultado foi divulgado no dia 29 de fevereiro. A Prefeitura de Cuiabá disponibilizou para o concurso 200 vagas. Os aprovados começaram a ser chamados no dia 20 de março. De acordo com o prefeito Francisco Galindo, na próxima semana a prefeitura de Cuiabá chamará os 21 aprovados restantes para completar as 200 vagas disponibilizadas.

Os agentes irão atuar na SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), se juntando aos 67 agentes que já atuam na capital. Os novos servidores municipais terão um salário-base inicial de R$ 850,00.

Durante a solenidade, o agente Michel Diniz de Paula representou os demais colegas e assinou oficialmente o termo de posse.

A secretária Municipal de Gestão, Adriana Paula Barbosa, declarou que a Prefeitura de Cuiabá estava cumprindo mais um compromisso assumido com a população. “Sabemos que vocês e seus familiares estão muito orgulhosos, assim como nós da prefeitura também estamos. São profissionais que irão contribuir muito para o desenvolvimento da sociedade. O trabalho que todos irão desempenhar nos próximos anos é de grande importância para Cuiabá, que enfrenta grandes desafios no setor do trânsito”, discursou Adriana para os agentes.

Os desafios e problemas e enfrentados por Cuiabá no trânsito foi destacado pelo secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Josemar de Araújo Sobrinho. De acordo com Josemar que a frota de veículos da Cuiabá é três vezes maior que a capacidade das vias, o que provoca imensos problemas, como congestionamento, lentidão e acidentes. Cuiabá figura, ainda, como a quinta cidade entre as capitais brasileiras com maior número de acidentes de veículos.

O secretário da SMTU lembrou que os novos agentes estão tomando posse, uma semana antes do inicio das grandes obras de mobilidade previstas visando a Copa do Mundo de 2014. Os desafios para os próximos dois anos é organizar o trânsito em uma cidade com obras em suas principais vias. Depois, o desafio é planejar e fiscalizar o setor considerando as obras (como viadutos e trincheiras) já realizadas.

“Hoje a SMTU está em festa. Vocês foram muito aguardados por nossa equipe e por toda sociedade cuiabana. Vocês serão fundamentais para melhorar o trânsito da nossa cidade e melhorar a posição de Cuiabá no raking de cidades com segurança no trânsito”, disse Josemar aos presentes.

O prefeito Francisco Galindo declarou estar muito feliz em dar posse aos novos agentes, que agora são servidores municipais efetivos. Ele lembrou a importância do trabalho dos novos agentes para o planejamento de Cuiabá. “Devemos pensar nossa capital além da Copa. Vocês (agentes) serão fundamentais para melhorar o nosso trânsito. Trabalhando para educar nossos condutores, prepara-los para uma nova realidade que teremos depois de Mundial. Estou muito orgulhoso em dar posse a todos vocês”.

Curso preparatório

Logo após a solenidade de posse, foi realizada a aula inaugural do curso preparatório que os novos agentes terão que fazer. A aula, com o tema “A Problemática da Mobilidade Urbana”, foi ministrada pelo engenheiro Civil, Luiz Miguel de Miranda, que é doutor na área de trânsito e professor do departamento de Engenharia Civil da UFMT.

O curso continua a partir do próximo dia 02 de maio. Entre os temas a serem abordados estão o Código Nacional de Trânsito, Legislação, primeiros socorros, comportamento e aulas de campo. As aulas serão ministradas na sede da Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão, no Grande Templo (Avenida do CPA).

Os agentes farão os cursos, no período matutino, das 8h00 às 12h00. No período vespertino, as aulas acontecem das 13h00 às 17h00. Na quinta-feira (03-05), as aulas acontecem das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.