/

29 de Outubro de 2013 09h10

Mauro Mendes prestigia comemoração do Dia do Servidor Público na Secretaria de Educação

29/10/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Os servidores da sede da Secretaria de Educação de Cuiabá foram prestigiados na última sexta-feira (25) com uma festa de confraternização em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. Os servidores se reuniram em um café da manhã, que contou com a presença do prefeito Mauro Mendes, do secretário de Educação Gilberto Figueiredo e do senador Pedro Taques, além de secretários municipais e vereador.

O prefeito Mauro Mendes destacou a importância do papel do servidor público para o município de Cuiabá. “Não importa se ele é professor, médico, gari, ou de qualquer outra profissão, cada um deles tem a sua importância para a cidade, com certeza prestam serviços relevantes”.

Conforme observou o prefeito, é a primeira vez que ele comemora a data como um servidor público. “Depois de 30 anos morando em Cuiabá pela primeira estou fazendo parte da equipe de funcionários públicos do município”.

A Prefeitura de Cuiabá, segundo Mauro Mendes, possui 16.800 servidores públicos, desse total quase oito mil estão na Secretaria de Educação. Segundo ele, é um quadro de efetivo compatível ao número de serviços prestados, já que são 80 escolas urbanas, 12 escolas do campo e 50 creches para atender a demanda da cidade.

O prefeito também falou dos benefícios que o servidor público está recebendo, como o pagamento dos salários em dia, a concessão de licenças-prêmio e de aposentadorias. “Outro dia eu assinei a autorização para uma aposentadoria de uma servidora que foi solicitada em 2006. Só agora ela foi concedida e isso me deixou indignado, pois isso não pode acontecer. O servidor precisa ser respeitado”, disse o prefeito, acrescentado que somente para a Secretaria de Educação foram quase mil licenças-prêmio concedidas esse ano.

Outro benefício destacado pelo prefeito será a convocação de 1.163 concursados do último concurso público para a Secretaria de Educação e que estão na lista de espera.

O secretário Gilberto Figueiredo agradeceu a presença do prefeito na confraternização. “Estou me sentindo honrado em receber o prefeito aqui hoje, isso demonstra o carinho e o respeito que ele tem pelos servidores da educação”.

Segundo o secretário, muitas melhorias estão sendo feitas na Secretaria em prol dos servidores, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Estamos arrumando a casa e criando novas oportunidades para os servidores e, consequentemente, vamos melhorar os serviços prestados à população”.

A professora Ivone Monteiro dos Reis Pulquério, que representa a Secretaria como a Servidora Eficiente 2013, recebeu das mãos do secretário Gilberto Figueiredo, uma lembrança como símbolo de dedicação ao trabalho. “Tenho certeza que ela representa muito bem o servidor público da Educação, pois é um exemplo de dedicação ao trabalho”, elogiou o secretário.

Outra servidora que também foi homenageada durante a confraternização foi a professora Romildes Maria Quintino, que recebeu das mãos do prefeito um buquê de flores. As duas professoras estão prestes a se aposentar.

O senador Pedro Taques também fez questão de parabenizar os servidores. “Não existe maneira melhor para alguém se doar a uma cidade onde vive do que sendo um servidor público. Mas é importante destacar que ele precisa ser tratado com dignidade e respeito. E isso eu tenho certeza que está sendo feito no município de Cuiabá”.

A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, fez uma reflexão sobre a função do servidor público no país. “O servidor público no Brasil já existe há mais de 200 anos, mas as leis que regem os seus direitos e deveres só foram criadas a partir do governo Getúlio Vargas”, disse a secretária, lembrando que somente em 1990 foi publicado o primeiro estatuto do servidor público no país.

“São pessoas que trabalham para o bem comum de uma sociedade. É um serviço árduo, mas valoroso. Todos nós servidores públicos temos muito que comemorar, pois quantas pessoas estão nas filas dos concursos públicos tentando conquistar uma vaga como essa, que nós já conquistamos”, concluiu a professora Marioneide Angelica.

Também participaram da confraternização o vereador por Cuiabá Adevair Cabral, os secretários Kleber Lima (Comunicação) e Fábio Garcia (Governo).