/

19 de Abril de 2013 15h41

Mauro Mendes marca presença em lançamento dos Jogos dos Povos Indígenas

19/04/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

O dia do Índio, comemorado hoje (19), também foi marcado pelo lançamento dos Jogos dos Povos Indígenas, que será realizado em Cuiabá entre os dias 10 e 18 de outubro. A solenidade contou com a participação do prefeito Mauro Mendes; do secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito; do governador Silval Barbosa; e do ministro de Esportes, Aldo Rebelo.

"É uma honra para Cuiabá receber esse evento e esses povos, que fazem parte da história do nosso país e do nosso estado. Os Jogos ainda irão fomentar e disseminar as culturas e tradições indígenas", afirmou Mauro Mendes.

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas deve reunir cerca de 1,6 mil índios representantes de 48 etnias brasileiras. A participação vai superar o recorde da última edição, em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

O evento, de caráter esportivo e cultural, inclui competições, apresentações de costumes das etnias e exposição de artesanato. Um fórum de debates com rodadas de discussões sobre a questão indígena também faz parte da programação do evento que se tornou um referencial de intercâmbio de experiências.

Para o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, a realização do evento será importante para inserir Cuiabá no cenário nacional e internacional dos eventos esportivos.

“Isso fará com que a nossa cidade tenha que se movimentar em diversos setores, tanto para a organização, quanto para a realização do evento. Isso implicará em reflexos no aspecto econômico, turístico, cultural e, obviamente, na visibilidade da questão indígena. Eventos como esse promovem a nossa Capital e permite que outros povos conheçam a nossa hospitalidade e venham a Cuiabá em outros momentos”, avalia Brito.

Realizados a cada dois anos, os Jogos Indígenas são disputados em dez modalidades. Oito delas são tradicionais nas aldeias, como arco e flecha, corrida de tora e arremesso de lanças. O futebol masculino e o futebol feminino também fazem parte da lista.

Patrocinados pelo Ministério do Esporte, os Jogos Indígenas são uma iniciativa do Comitê Intertribal e têm a parceria do governo do Mato Grosso, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em reunião nesta semana, os organizadores estabeleceram as responsabilidades de cada ente para a organização do evento. Também foram definidos o espaço e a estrutura, que envolve instalações como arena dos jogos, alojamento e feira de artesanato.

O evento será realizado no Jardim Botânico, nas imediações da comunidade Sucuri, em Cuiabá.