/

18 de Maio de 2013 12h37

Mauro Mendes e Virginia prestigiam baile dos festeiros do Divino Espírito Santo

18/05/2013

Renata Neves - 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, prestigiaram o baile dos festeiros do Divino Espírito Santo, realizado na noite desta sexta-feira (17). Ao chegarem ao local, foram recebidos pelo imperador e imperatriz da festa, secretário municipal de Cultura, Marcus Fabricio e a juíza Edileuza Zorgetti.


Mauro e Virginia declararam-se honrados em participar da festa cultural-religiosa mais antiga e tradicional de Cuiabá, realizada há cerca de 184 anos.

“É um prazer enorme estar aqui nesta festa centenária que compõe o calendário religioso e cultural de Cuiabá. Vivo nesta cidade maravilhosa desde os 16 anos e tenho orgulho de fazer parte dessa história e de ver que o povo cuiabano mantém viva sua tradição. Parabéns a todos que colaboraram para o sucesso da festa”, disse o prefeito.

Após participarem da cerimônia que antecede o encerramento da festa, Virginia Mendes e Marcus Fabrício foram homenageados com a entrega dos títulos de Alferes de Bandeira e Imperador, respectivamente.

“Agradeço a todos que nos ajudaram a organizar essa festa tão bonita e, em especial, à Prefeitura de Cuiabá, que foi nossa parceira em todos os momentos e contemplou nosso projeto, possibilitando a manutenção de uma das mais antigas tradições religiosas do povo cuiabano”, declarou o secretário de Cultura.

"Estou muito feliz em participar dessa festa, que representa a tradição cuiabana", afirmou Virginia.


A Festa do Divino é realizada todos os anos no período do Tempo Pascal, nos dias que antecedem a solenidade de Pentecostes, a Festa Litúrgica da Igreja Católica Apostólica Romana em que se celebra a vinda do Espírito Santo. Este ano a Festa do Divino 2013 teve início oficialmente na segunda-feira, dia 06 de maio.

Hoje (18), último dia das festividades, haverá missa às 18h30 e a vigília de Pentecostes, às 19h30. No domingo (19), será realizada a Santa Missa às 16h e, em seguida, a procissão. Às 19h será o encerramento do festival com a realização da quermesse, com o padre Edimilton Santos da Motta, na Praça Alencastro.

Histórico

Pela primeira vez na história do Município, o prefeito da Capital e a primeira-dama recepcionaram a Bandeira do Divino Espírito Santo e seus devotos no Palácio Alencastro, durante solenidade realizada no último dia 07, que marcou a abertura dos festejos e a saída da esmola com a visita da Bandeira às casas dos fiéis.