/

10 de Dezembro de 2013 17h28

Gonçalo de Barros ganha espaço na Galeria de Ex-Prefeitos de Cuiabá

10/12/2013

Renata Neves

Mais de sessenta anos após ter assumido a Prefeitura de Cuiabá, finalmente o retrato de Gonçalo Antunes de Barros ganhou um espaço na Galeria dos Ex-Prefeitos de Cuiabá, no salão nobre do Palácio Alencastro.

A homenagem foi realizada na tarde desta terça-feira (10) pelo prefeito Mauro Mendes e acompanhada por filhos, netos e bisnetos de Gonçalo de Barros.

“Estamos fazendo hoje uma reparação histórica com essa singela e importante homenagem. Temos que reconhecer o trabalho de todos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Gonçalo de Barros foi um grande homem e temos muito a agradecer a ele”, declarou o prefeito Mauro Mendes.

O procurador de Justiça aposentado e filho de Gonçalo de Barros, Evaldo de Barros, falou em nome da família e agradeceu o gesto.

“Diversos membros da nossa família participaram da política e história da nossa cidade e Estado, mas nenhum de nós cuidou de promover essa homenagem. Não somos movidos pelo orgulho nem vaidade, mas agradecemos muito o justo reconhecimento”, disse.

Gonçalo Antunes de Barros nasceu em Cuiabá no dia 14 de maio de 1906 e faleceu no dia 04 de junho de 1990. Em 1951, assumiu a função de secretário-geral da Prefeitura de Cuiabá, a convite do então prefeito Manoel José de Arruda, ao lado de quem seu retrato foi afixado na galeria.

Assumiu o comando da administração municipal em 1951 e em 1953, nos períodos de ausência do então prefeito.

Em 1954 elegeu-se vereador, sendo o segundo mais votado, e em 1955 assumiu a presidência da Câmara Municipal de Cuiabá.

A homenagem foi prestada por iniciativa do vereador Leonardo de Oliveira e outros vereadores também acompanharam a homenagem.