/

28 de Novembro de 2012 15h11

Galindo diz que trabalhou pela saúde de várias formas

28/11/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, disse hoje que a saúde é consequência de várias ações administrativas e que realizou, durante seu mandato, muitas dessas ações visando dar a população da capital condições de ter boas condições dessa área, como saneamento (com a concessão dos serviços de água e esgoto) e pavimentação das ruas (com o programa Poeira Zero). Galindo falou sobre a saúde e fez um balanço de sua gestão durante entrevista concedida ao programa Jornal do Meio Dia, da TV Record Cuiabá.

Galindo disse que o Pronto Socorro de Cuiabá poderia ter um excelente atendimento se estivesse à disposição apenas da população da capital, mas a unidade tem que atender a pacientes de todo estado, pois a área da saúde no interior de Mato Grosso é muito precária.

“Se o governo cuidasse da saúde no interior, o Pronto Socorro seria maravilhoso. A equipe que atua no PS é maravilhosa, salva vidas todos os dias, mas a demanda é muito grande tanto de Cuiabá, quanto do interior. Mas, mesmo com tanta demanda, o atendimento no Pronto Socorro melhorou muito nos últimos meses. Há seis meses não tínhamos notícia de pessoas esperando ou tendo que ficar nos corredores da unidade”.

Quanto aos repasses que o Governo do Estado deve fazer ao município para suprir o atendimento a população de outras cidades, Francisco Galindo disse que, ao contrário do que tem falado o governador, os repasses ainda não foram regularizados.

Poeira Zero

Sobre o programa Poeira Zero, idealizado por ele com o objetivo de asfaltar todas as ruas de Cuiabá, Galindo disse que lançou a semente do programa, deu início ao sonho, que precisa ser mantido pela próxima administração. “Estou pavimentando as ruas de 37 bairros da cidade (três avenidas e 34 bairros), o que representa 27% da necessidade de Cuiabá. Nossa capital tem 40% de suas ruas sem asfalto. É muito trabalho ainda a ser realizado, mas demos início a isto. Em pelos menos 15, destes 27 bairros, vou deixar 100% de asfalto. Estou feliz e satisfeito com o que conseguimos”, explicou o prefeito.

CAB

Sobre a concessão dos serviços de água e esgoto, Galindo disse que a empresa concessionária, CAB tem um prazo a cumprir e que suas realizações estão dentro deste prazo. Os serviços a serem executados pela CAB estão previstos no Plano Municipal de Saneamento – três anos para universalização da água e 10 anos para a universalização dos serviços de esgoto - e que caso a empresa não cumpra suas obrigações, é permitido a Prefeitura de Cuiabá romper o contrato. “Por enquanto estou satisfeito com a empresa, mas se a prefeitura precisar romper o contrato podemos fazer. Eu fiz isso com três empresas que estavam no Poeira Zero e que não estavam cumprindo o contrato”.

Camelôs

Chateado com a posição do Ministério Público Estadual (MPE), que quer multar a prefeitura pelo atraso na entrega do novo Centro Comercial Popular de Cuiabá, Galindo disse que faltou sensibilidade ao MPE. “Houve uma total falta de sensibilidade do MPE. A obra já está 90% pronta e vamos entregar o Centro no dia 12 de dezembro. Houve problemas técnicos com a obra e o MPE foi comunicado. A questão da multa são abusos que acontecem muitas vezes em casos assim”.

O novo Centro Comercial Popular de Cuiabá está quase finalizado. O espaço fica no bairro Porto, ao lado do Mercado do Porto e abrigará 250 camelôs, que hoje se encontram nas Praças Ipiranga, Caetano de Albuquerque e Rua Antônio João.