/

09 de Setembro de 2013 15h42

Fifa reabre inscrições para Programa de Voluntariado da Copa em Cuiabá

09/09/2013

Renata Neves

A Fifa reabriu nesta segunda-feira (09) as inscrições para o Programa de Voluntariado da Copa do Mundo de 2014. A solenidade de reabertura foi realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e contou com a presença do prefeito Mauro Mendes, do governador Silval Barbosa, do gerente de voluntários do Comitê Organizador Local (COL), Rodrigo Hermida, e do responsável pelo Brasil Voluntário, Ricardo Carppelli.

Para garantir o sucesso do evento, a Fifa pretende “recrutar” 15 mil voluntários para atuar na organização do evento nas 12 cidades que irão sediar os jogos. Cuiabá receberá quatro partidas durante o Mundial.

Os interessados em participar do programa podem se inscrever através do site http://pt.fifa.com. Para isso, é necessário ter, no mínimo, 18 anos, completados antes do início do evento. Não existe limite máximo de idade.

Até o momento, mais de 130 mil pessoas já se inscreveram para participar do Programa de Voluntariado. Somente durante o evento de reabertura, foram realizadas mais de 750 inscrições.

Apesar do número de inscritos ser bem superior ao pretendido, o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida, explicou que a intenção é promover uma maior diversidade cultural entre os selecionados.  Entre os perfis buscados pelos organizadores, estão pessoas que falem outros idiomas, idosos, portadores de necessidades especiais e moradores de cidades do interior.

Responsável pelo Brasil Voluntário, Ricardo Cappelli, ressaltou a importância da participação de voluntários no evento. “Os voluntários têm grande responsabilidade, pois é com eles que os turistas terão o primeiro contato e é essa imagem do povo brasileiro que eles vão levar para seus países”.

As inscrições estarão abertas por um período inicial de 15 dias. Os voluntários já cadastrados não deverão realizar nova inscrição. É necessário apenas que atualizem seus dados em caso de mudanças de informações e confirmem se estão inscritos no evento Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

O prefeito Mauro Mendes afirmou que a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo é muito importante para a Capital mato-grossense e convidou os cuiabanos a participar do programa de voluntários.

“O voluntariado tem um papel importante nessa organização, por isso nós acreditamos que o povo cuiabano, mato-grossense e, em especial, o povo brasileiro, se apresentará em grande número. Essa será mais uma oportunidade de mostrarmos ao Brasil e ao mundo a receptividade cuiabana”, declarou.

Mauro Mendes destacou ainda as obras estruturais que estão sendo realizadas na cidade por conta do evento e parabenizou o governador Silval Barbosa pela organização e coordenação das mesmas. O gestor, por sua vez, destacou os benefícios gerados pela Copa e também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em prol da organização do evento.

“O prefeito Mauro Mendes tem trabalhado ao lado do Governo do Estado para organizar a cidade para receber esse grande evento e está fazendo isso com muita competência”, disse.

A seleção dos voluntários que residem em cidades e estados que irão sediar os jogos será feita por meio de dinâmica de grupo. Já estrangeiros e moradores de cidades do interior passarão por uma entrevista via internet. Os selecionados na primeira etapa passarão por treinamento geral online, em seguida serão definidas as áreas e funções em que cada um irá atuar.

Veja aqui as fotos do evento.