/

18 de Maio de 2012 10h49

Cuiabá poderá sediar Jogos Universitários Brasileiros em 2013

18/05/2012

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A capital de Mato Grosso mais uma vez se destaca entre os eventos esportivos mais importantes do Brasil. Uma nova competição poderá ser trazida para Cuiabá em 2013. Trata-se dos Jogos Universitários Brasileiros, realizados pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).
 

Desde a última quarta-feira (16-05) a Comissão Técnica dos jogos está em visita a Cuiabá, que concorre, ao lado de Goiânia (GO), pela recepção do evento. Nesta quinta-feira, em reunião com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, os membros da comissão puderam conhecer um pouco mais da cidade e os projetos para o esporte que já estão em andamento. 

O prefeito falou ao presidente da CBDU, Luciano Cabral, sobre reformas que já estão previstas no calendário esportivo cuiabano, especialmente por causa das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrem de 25 de novembro a 09 de dezembro desse ano. “Quatro áreas deverão passar por reformas para receber os jogos, o que garantirá uma cidade totalmente apta para os jogos universitários em 2013”, explicou Galindo. 

Luciano Cabral ficou satisfeito com as instalações da cidade, onde conheceu ginásios, a rede hoteleira e pontos turísticos. “Cuiabá tem todas as condições para receber os jogos universitários. Vai ser disputa acirrada, pois tanto Cuiabá, quanto Goiânia são referências em eventos esportivos. Vamos fazer a melhor escolha”, afirmou o presidente da Confederação. 

O presidente da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (Femeu), Alexandre Bregunci, participou da reunião e contou que, há vários meses, espera pela visita da Confederação. “Nós apresentamos a candidatura em outubro de 2011 e estamos confiantes de que esses jogos serão nossos. Cuiabá está preparada e tem todas as qualidades não apenas para os esportes, mas também turisticamente. Todos que vierem de fora vão ficar satisfeitos aqui”, disse. 

No total, cerca de quatro mil atletas participam nos jogos universitários, competição que existe há oito anos. São delegações de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, que podem variar de 100 a 162 competidores cada. 

A resposta final da comissão organizadora será divulgada até o final de junho. “Vai ser uma alegria. Tenho certeza que vamos sediar esses jogos. É mais um treinamento que vai nos qualificar cada vez mais para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014”, comemorou o prefeito Francisco Galindo.