/

08 de Dezembro de 2011 18h25

Coleta seletiva de lixo em Cuiabá: parceiros iniciam visitas técnicas

08/12/2011

Viviane Moura – Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236


As ações para implantação do projeto de coleta seletiva de resíduos, desenvolvido por meio do programa Valorizando Vidas, no aterro sanitário de Cuiabá, estão a todo vapor. Nesta quinta-feira (08-12), o secretário geral da ONG – Doe seu Lixo (RJ), Júlio Cesar Santos, um dos parceiros do projeto, visitou dois dos espaços escolhidos para a instalação dos barracões que irão abrigar a iniciativa.

As visitas técnicas visam analisar a viabilidade dos terrenos para a instalação do projeto-piloto, que tem como objetivo receber o material das cooperativas, classificar, separar os resíduos e compactá-los.

 

O primeiro barracão (planta industrial) será instalado no aterro sanitário, beneficiando diretamente, os trabalhadores da usina de reciclagem de lixo. Os demais serão no perímetro urbano, um dos locais cogitados fica no bairro São João Del Rey, ao lado da CUFA (Central Única de Favelas).

 

A metodologia diferenciada no tratamento de reciclagem de resíduos minimiza o contato com o lixo, devido ao manuseio de equipamentos e esteiras na separação de materiais como garrafas pet, latas de alumínio e plástico em geral.

 

Inclusão

A prefeitura, juntamente com os parceiros, buscam implementar o projeto-modelo, priorizando a inclusão social dos catadores por meio do cooperativismo, agregando assim, ao trabalho à geração de renda.

Conforme Júlio Cesar, que também é o coordenador nacional do projeto “Reciclou, Ganhou”, do Instituto Coca-Cola, a metodologia proposta para o projeto é a mesma usada pela multinacional. “Realizamos ação semelhante nas unidades da Coca-Cola em todo Brasil. Queremos oferecer aqui também melhores condições de empregabilidade e sustentabilidade aos grupos cooperados, usando a tecnologia para isso”, explicou ele.

O coordenador afirmou ainda que é preciso realizar as adequações necessárias nos espaços, para iniciar os trabalhos. “Estamos na fase de coletagem de dados, como a metragem dos terrenos, análise da planta baixa do barracão que já existe no aterro, logo implantaremos a primeira unidade de triagem. Precisamos apenas dessas adequações para a instalação. O projeto está quitado”, disse.

Nesta mesma tarde, Júlio Cesar, apresentou o projeto ao prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo.

O projeto idealizado pela primeira-dama da capital, Norma Galindo, é desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá em parceria com a ONG carioca presidida pela atriz Isabel Filardis e o Instituto Coca-Cola (Grupo Renosa). Um grupo técnico formado por integrantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf) e Secretaria Municipal de Governo acompanha os trabalhos.

Antecipação

Cuiabá se antecipa. Isso porque, todas as cidades-sedes da Copa de 2014 deverão promover projetos de tratamento de lixo, essa é uma das determinações da Federação Internacional de Futebol das Associações de Futebol (FIFA), organizadora do Mundial.