/

07 de Dezembro de 2012 15h55

Campanha do Laço Branco recebe apoio do prefeito de Cuiabá

07/12/2012

Denise Niederauer de Silveira

Em reunião com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, a juíza titular da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes recebeu o apoio do chefe do executivo municipal à campanha Laço Branco, que tem por objetivo sensibilizar, motivar e mobilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher.

Para a juíza Ana Cristina Mendes, a violência é um problema social e o município é o gestor mais próximo das questões sociais, além do que a segurança publica que envolve todos os poderes.

“O engajamento da prefeitura nas questões que envolve todos os segmentos da sociedade e o chefe do executivo municipal é extremamente sensível a causa, apoiando a inicitiva da defensora pública e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), Rosana Leite ao qual o poder judiciário aderiu”, ressaltou a presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica no âmbito do Poder Judiciário (Cemulher). 

Presentes também junto ao prefeito de Cuiabá, a primeira dama Norma Sueli Galindo, o secretário municipal de Educação Silvio Fidélis e o procurador geral do município Fernando Biral.

História - A campanha do Laço Branco tem abrangência internacional e o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é comemorado no dia 6 de dezembro, de acordo com a Lei 11.489/07. No dia 6 de dezembro de 1989, em Montreal, no Canadá, depois que o estudante Marc Lepine assassinou a  tiros várias mulheres em uma sala do curso de Engenharia na faculdade na qual não conseguiu ingressar. Depois desta tragédia, os homens saíram às ruas usando laços brancos e fizeram protesto para mostrar que aquela era uma situação isolada e que não concordavam com os assassinatos.