/

07 de Maio de 2013 10h27

Bandeira do Divino Espírito Santo é recebida na Prefeitura de Cuiabá

07/05/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes recepcionaram na manhã desta terça-feira (07) a Bandeira do Divino Espírito Santo e seus devotos. A solenidade marca a abertura dos festejos e a saída da esmola com a visita da Bandeira às casas dos fiéis, uma das mais expressivas manifestações religiosas de Cuiabá.

Esta é a primeira vez que um prefeito da Capital recepciona os festeiros e devotos no Palácio Alencastro, cerimônia que foi seguida de um tradicional chá com bolo.

“Esta é uma festa abençoada e marcante para a nossa Capital. É uma honra para mim e para minha esposa participar deste momento sagrado também para a cultura cuiabana”, afirmou Mauro Mendes.

Além da benção aos devotos, os festeiros distribuíram pão santo e medalhas do Senhor Divino. Ao longo da semana, a Bandeira percorrerá os bairros de Cuiabá arrecadando donativos e acompanhada por uma banda de música.

Celebrada há mais de cem anos, a Festa do Divino Espírito Santo é organizada por famílias tradicionais de Cuiabá; a cada ano, elas elegem uma imperatriz e um imperador, que promovem a festa. Neste ano, a devota Edileuza Monteiro da Silva foi eleita imperatriz e, como imperador, foi eleito o também devoto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Fabrício.

“Fiquei muito feliz com o convite para ser imperador da festa do Divino Espírito Santo, que é muito importante para os católicos cuiabanos e para mim, que sou devoto”, ressaltou Marcus Fabrício.

ABERTURA – O lançamento oficial das festividades do Divino Espírito Santo foi na noite desta segunda-feira (06), na Catedral Basílica de Cuiabá, com o Cenáculo e em seguida a Santa Missa, celebrada pelo cura da Matriz, padre Edimilto Mota.

O imperador e a imperatriz foram coroados e receberam as insígnias do Divino durante a missa, que ao final contou com levantamento do Mastro e a Bandeira do Divino, show pirotécnico e apresentação da banda da Política Militar de Mato Grosso.

A primeira-dama Virginia Mendes, que este ano participa da festa como Alferes de Bandeira, participou da cerimônia e representou o prefeito Mauro Mendes no evento. “Fiquei honrada com o convite e prontamente aceitei, pois sou uma pessoa de fé e na minha família Deus sempre esta à frente de tudo. A Festa do Divino, além de ser uma importante prática do catolicismo e um culto ao Espírito Santo, também é uma manifestação popular da nossa cultura”, destacou.