/

30 de Dezembro de 2013 15h18

AL enaltece decisão de Mendes de reduzir tarifa de transporte coletivo

30/12/2013

Priscilla Vilela

A decisão do prefeito Mauro Mendes de reduzir a tarifa do transporte coletivo municipal em seu primeiro ano de gestão foi enaltecida pela Assembleia Legislativa. O reconhecimento do Legislativo foi marcado por uma moção de congratulação, aprovada pela maioria dos deputados estaduais.

A decisão decretada em dezembro pela Prefeitura de Cuiabá, após realização de auditagem na planilha do sistema de transporte, foi classificada como histórica. De acordo com o deputado Emanuel Pinheiro, “foi preciso coragem por parte de Mauro Mendes para que o setor empresarial fosse enfrentado”, na medida em que era realizado um “raio x” nas planilhas de custo da tarifa.

“Uma decisão histórica, muito mais do que histórica, digna de um gestor público sensível e comprometido com a maioria esmagadora da população e que quebra um paradigma mantido há décadas em todos os grandes centros brasileiros, o poderio do sistema de transporte coletivo”, ponderou.

A revisão do valor da tarifa foi possível após o prefeito Mauro Mendes ter instituído ainda em julho uma comissão técnica para reavaliar o custo do transporte coletivo em Cuiabá, formada por representantes do Executivo Municipal, Ministério Público Estadual e Câmara Municipal.

O resultado, após o estudo, foi de que o valor da passagem de ônibus deveria ser R$ 2,60, ao invés de R$ 2,85, vigente até o dia 18 de dezembro. O novo valor passou a valer no dia 19 deste mês, após decreto assinado pelo chefe do Executivo.

Além do prefeito Mauro Mendes, também foi destacado o desempenho do secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, que presidiu as reuniões do Conselho Municipal de Transporte, responsável pela votação da redução da tarifa. Segundo Pinheiro, o gestor teve pulso firme e isenção na condução da discussão.

“O secretário teve pulso firme, não cedeu às pressões e presidiu a reunião do conselho com muito equilíbrio e responsabilidade”, disse.