/ Inovação

10 de Novembro de 2016 16h26

Tia Nair e Dom Aquino são inspiração em programa estadual de economia criativa

10/11/2016

CAROL SANFORD

Michel Alvim

O superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Benedito Libânio, apresentou nesta quinta-feira (10) os cases do Parque Tia Nair e do Complexo Dom Aquino, durante o programa estadual MT Criativo, que busca o desenvolvimento da economia criativa em Mato Grosso.

Este ano o tema do programa é “Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas” e a palestra foi ministrada durante a oficina “Cases Inspiradores – Inovações”, que contou com a participação de estudantes de arquitetura e urbanismo. Além da participação do IPDU, os estudantes também assistiram palestras sobre arquitetura de Cuiabá, meio ambiente e segurança.

“Tanto o Parque Tia Nair, quanto o Complexo Dom Aquino foram concebidos para serem parques urbanos noturnos e isso é uma inovação, uma vez que desde a concepção dos projetos a arquitetura pensou na ocupação dos espaços para serem usados à noite, o que era inédito em Cuiabá”, comentou Libânio.

O Complexo Dom Aquino funciona das 5h às 23h e recebe de 45 mil a 60 mil pessoas por semana. Já o Parque Tia Nair possui 20 hectares e fica aberto das 6h às 23h. O local chega a receber cerca de 10 mil pessoas em um final de semana.

MT Criativo

O MT Criativo é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso que reúne sete secretarias com um conjunto de ações para o desenvolvimento da Economia Criativa no Estado. Lançado em setembro de 2015, o programa se estrutura em 7 eixos estratégicos para desenvolver suas ações: estudos, pesquisas e metodologias; centro de referência da economia criativa; capacitação e formação, fomento e financiamento; estímulo aos territórios criativos e rede de parcerias.

O termo Economia Criativa conceitua modelos de negócio ou gestão que ser originam em atividades, produtos ou serviços tendo como principal recurso produtivo a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural que produz valor econômico.

Os setores criativos estão agrupados em três grandes componentes relacionados ao mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais que estimulem a geração de riqueza, inovação, diversidade cultural, sustentabilidade, inclusão social e o desenvolvimento humano.