Planejamento / WORKSOHP

10 de Abril de 2018 08h30

Servidores municipais participam de capacitação sobre gestão de projetos

10/04/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Com o objetivo de melhorar a execução dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá, mais de 30 servidores municipais participaram na segunda-feira (09) da primeira edição do Workshop de Gestão de Projetos. Ministrado pela faculdade de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a palestra de capacitação foi direcionada, principalmente, para os responsáveis pelo Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) e técnicos das áreas de planejamento das secretarias do Município.

Durante mais de três horas de curso, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer mais afundo os recursos ofertados pela ferramenta Trello, voltada para o gerenciamento de projetos. Podendo ser acessado diretamente pelos navegadores Google Chromes, Mozilla Firefos, Safari, Internet Explore, ou até mesmo por meio de aplicativo para smartphone, o Trello permite, de forma gratuita, que o usuário compartilhe tarefas com outras pessoas, possibilitando uma rica interação que, ao final, gera um gerenciamento de projeto ainda mais organizado.

O Workshop faz parte da programação de qualificação, que tem sido executada no Município através da parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Dentro desse importante campo para o crescimento da Capital, a UFMT passou a apoiar o planejamento estratégico das prefeituras que aderiram ao PDI. Em Cuiabá, a consultoria ficou a cargo do Prof. Dr. Renato Neder, que destacou que, além desse, pelo menos outros quatro cursos devem ser realizados ainda neste ano.

“Dentre as ações que vamos fazer nos municípios, também estaremos apoiando a preparação das equipes. Nesse primeiro curso discutimos um pouco sobre gestão de projetos, olhando algumas ferramentas relacionadas ao assunto e verificando como elas podem melhor auxiliar na execução das tarefas planejadas. O nosso objetivo nessas capacitações é que a Prefeitura crie o hábito de utilizar essas ferramentas que ajudarão a dinamizar as ações e melhorar a prestação dos serviços voltados à população. A ideia é que o próximo curso seja o de Gestão de Processos de Negócios”, comentou Renato Neder.

Para a gerente do Projeto 1 (Apoio ao Planejamento Estratégico) e participante da capacitação, Silvina Marina dos Anjos, atividades como esta devem resultar na otimização das ações desempenhadas dentro do PDI. Segundo ela, na medida em que as equipes consigam utilizar uma metodologia de computação em nuvem, organizando as tarefas e planos, será possível chegar aos resultados estipulados de maneira mais ágil e eficiente.

“Estamos buscando instrumentalizar as áreas de planejamento das secretarias para a utilização de ferramentas de gestão de projetos. Dentro desse planejamento, o Trello é uma ferramenta simples, que possibilita às pastas construir uma rotina organizada. Com a plataforma, podemos do próprio celular fazer as alterações necessárias ao projeto, enviar um foto para a equipe, ou até mesmo um documento àqueles que fazem parte do projeto”, finalizou a gerente.