/ ENTREVISTA

06 de Fevereiro de 2017 14h53

Secretário de Planejamento pontua prioridades da Pasta

06/02/2017

ANA PAULA SOARES

O secretario Municipal de Planejamento, Zito Adrien, pontuou durante entrevista para o Programa Tribuna na Rádio CBN, as prioridades da pasta e as principais metas neste inicio de gestão. 

Segundo ele, algumas ações são competências sempre do Planejamento, por exemplo, a Lei de Diretrizes Orçamentarias, o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), que são metas e prioridades que tem que ser atingidas anualmente. 

“Tudo isso é técnico. Na secretaria de Planejamento nos temos muitos técnicos que foram conservados e que são funcionários de carreira. Estão fazendo isso há muito tempo com mais competência que qualquer secretário”, destacou Adrien.

Seguindo a linha que o prefeito Emanuel Pinheiro adotou para o seu secretariado, Zito disse que haverá uma ampliação de ações em sua pasta. O planejamento será um suporte a outras pastas na execução de projetos.

“Numa prefeitura como Cuiabá onde se tem secretarias de ponta como Obras, Serviços Urbanos e Mobilidade elas trabalham no extremo. Então não dá tempo de planejar, de formular planejamento em médio prazo. E ai que a secretaria de Planejamento precisa chegar junto, precisa auxiliar para tirar essas secretarias do afogamento”, esclareceu.

Ele apontou  também que o Planejamento tem vários braços importantes para o município além da questão orçamentaria. O IPDU, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano, que esta sendo reestruturando, dotando de técnicos, arquitetos e engenheiros.

“Existe até uma máxima que diz que se vai ate Brasília buscar recursos, buscar convênios e esquecem de levar os projetos debaixo do braço. Com isso vamos alimentar o município com projetos dai sim você consegue buscar os recursos”, enfatizou Zito.

Convênios

Além do IPDU, a secretaria conta com o Departamento de Convênios, que de acordo com o secretario, é a única forma de colocar dinheiro na Prefeitura sem ser a Fonte Cem, que são aqueles recursos de arrecadação do IPTU, do ISS, das Taxas, ou seja, a arrecadação da própria Prefeitura.

“A área de convênios que é uma área que fazemos convênios com os Ministérios em Brasília e também as emendas parlamentares Federais que são muito importantes. Além desses convênios com o governo federal nos temos com o governo do estado de Mato Grosso que são as emendas parlamentares colocadas por nossos deputados destinados a Cuiabá. Nós estamos fortalecendo esse setor dentro da secretaria de Planejamento”, frisou Adrien. 

Mercado do Porto

O Mercado do Porto passará por obras em breve. Esta semana o secretário comunicou que está indo a São Paulo com alguns técnicos para poder conhecer o Mercado Central de lá, que esta em processo de reforma. Para isso, segundo ele, já existem recursos disponíveis em caixa, cerca de R$ 4 milhões para investir em melhorias no Mercado do Porto. O projeto deve ficar pronto em 4 ou 5 meses.

“Vamos mudar a questão da arquitetura do mercado e o planejamento arquitetônico. Vamos discutir com os comerciantes as disposições dos box e como vai ficar todas essa reestruturação. Por isso estamos buscando o que há de mais moderno que é o Mercado de São Paulo, uma referencia”, esclareceu.