Planejamento / PLANO DE TRABALHO

25 de Novembro de 2019 16h10

Resultados dos indicadores do PDI são apresentados em Ciclo de Monitoramento

25/11/2019

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (25) o 4º Ciclo de Monitoramento e Avaliação dos Indicadores e Metas do Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá de 2019. O encontro tem como principal objetivo fazer uma avaliação e apresentação dos resultados dos indicadores do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) dos primeiros três anos da gestão Emanuel Pinheiro (2017,2018 e 2019) e realizar uma análise geral para elaboração do plano de trabalho de 2020.

Para o encontro, as secretarias estão sendo organizadas por eixos de planejamento: Sistêmico, Econômico/Ambiental e Social. Cada equipe será estimulada a refletir sobre o comportamento dos indicadores de Cuiabá desde o início da gestão até este momento (2017/2019). O intuito é avaliar se as metas foram alcançadas, se os objetivos estratégicos foram atingidos e a apresentação das principais entregas do Plano de Governo.

“Esse 4º ciclo é de fundamental importância, pois teremos a oportunidade de analisar todos os pontos e propostas e elaborar um planejamento estratégico. Iremos avaliar se está sendo cumprida a missão estabelecida pela Prefeitura de Cuiabá, sendo executada pelas secretarias, que é a de garantir políticas públicas  efetivas por meio de uma gestão participativa, humanizada, e inclusiva para o bem estar do cidadão”, disse o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.

As boas práticas de gestão são amparadas por alguns conceitos básicos, sendo eles, planejamento, transparência e controle social, educação continuada, eficiência, inovação e participação. “Com todos esses itens sendo trabalhados em conjuntos e alinhados entre si, cada vez mais atingiremos a visão da nossa administração municipal que é de transformar a Capital como uma cidade acolhedora, humanizada, moderna e de oportunidades. Feito isso, tenho a plena convicção que iremos fechar a gestão Emanuel Pinheiro com chave de ouro”, declarou o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.

O encontro faz parte do cronograma de ações do PDI sendo coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Essa parceria de trabalho com o TCE é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que atende ao compromisso firmado em seu plano de Governo”, disse a representante da Assessoria Especial de Planejamento do Município (ASPLAN), Silvina Maria dos Anjos.

O analista do planejamento de Gestão do Tribunal de Contas do Estado, Volmir Manhabosco, fez questão de evidenciar os bons resultados que já vêm sendo alcançados. Segundo ele, os números dos benefícios que os municípios já estão apresentando por estarem aplicando o sistema de gestão embasado na aplicação no Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) são imensuráveis. “Estamos aqui para fazer um trabalho que vem de um aprendizado que tivemos no ano passado, onde o trabalho é feito nas secretarias de forma individualizada. Agora, nesse final estamos falando em sistema de gestão. No ano passado alcançamos bons resultados, esse ano tenho certeza que o resultado também será satisfatório”, completou.

O evento que vai até esta terça-feira (26), está sendo realizado no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em período integral e no período da manhã.

PDI

Instituído em 2012, o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela transparência e controle social, educação continuada, eficiência, inovação e planejamento, o PDI passou a auxiliar a Prefeitura no trabalho focado nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente.