Planejamento / DESENVOLVIMENTO URBANO

13 de Fevereiro de 2019 10h13

Prefeitura realiza quatro audiências para revisão do Plano Diretor de Cuiabá

13/02/2019

CAROLINA MIRANDA

Divulgação

Arquivo

As discussões para revisão do Plano Diretor da Capital seguem com mais quatro audiências públicas programadas para as próximas semanas. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento, por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU).

Dando continuidade aos debates nesta quinta-feira (14), o encontro será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Araçá. A reunião terá início às 19 horas. Os bairros de abrangência são: Barra do Pari e Santa Izabel, Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana e Santa Rosa, nas localidades Pari, Residencial Canachuê, Santa Angelita e Jardim Araçá, Jardim Antártica, Amperco, Residencial Villas Boas, Condomínio Japuíra respectivamente.

Já na próxima semana, a reunião será na segunda-feira (18), às 19 horas. A reunião que tem como público alvo a população para contribuir com sugestões, será realizada na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Onofre de Oliveira, no bairro Pascoal Ramos. Os bairros de abrangência são: São Sebastião, Pascoal Ramos, Jardim Industriário e Nova Esperança, nas localidades dos Residenciais Nilce Paes Barreto, Recanto do Sol, Alice Novack, Águas Claras, Pascoal Moreira Cabral, Marechal Rondon, Loteamento Avelino Lima Barros, Império do Sol, Jardim Industriário II, Parque Nova Esperança I,II e II.

No dia 21 de fevereiro, será a vez dos moradores do bairro Jardim Umuarama. A audiência pública, também agendada para às 19 horas, será realizada na EMEB Professor Rafael Rueda. O bairro de abrangência é: Três Barras, nas localidades do Altos da Glória, Jardim Umuarama, Residencial Nova Canaã, Residencial Clovis Huguiney.

Os moradores e comunidades próximas ao bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, terão a oportunidade de expor as opiniões e até mesmo denúncias ou reclamações no dia 25, segunda-feira, no Centro Comunitário. O horário será o mesmo, a partir das 19 horas. Os bairros de abrangência são: Morada do Ouro e Centro Político Administrativo (Parcial), nas localidades Bonavita (e outros Condomínios da Av. Ver. Juliano Costa Marques), Centro América (Parcial - Margem direita do Córrego Gumitá).

Com o objetivo de reunir um número ainda maior de moradores, o superintendente do IPDU, Márcio Puga informou que duas audiências foram programadas para os dias 16 e 23 desse mês, dois sábados seguidos, para atender os distritos da Guia, Aguaçu, Sucuri, Pequizeiro e Coxipó do Ouro.

“É muito importante o envolvimento da comunidade nesse processo de renovação, pois construir uma cidade melhor é um dever comunitário, capitaneado pela Prefeitura, mas discutido com todos os que moram aqui. Fazer com que a população participe das discussões é de extrema importância para o êxito dessa ação”, disse o superintendente.

As discussões estão ocorrendo desde o final do mês de julho de 2018, onde foram divididas por microrregiões, por meio de audiências públicas, a fim de ouvir a população sobre seus principais anseios, dúvidas, reclamações e propostas de melhorias para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida das pessoas. Cada audiência engloba uma média de seis comunidades, sempre às segundas e quintas-feiras, às 19 horas.

PLANO DIRETOR - Planejar os próximos 10, 15 anos de Cuiabá exige um extenso trabalho técnico, que implica no constante monitoramento e controle do Plano Diretor, instrumento que determina todas as diretrizes vinculadas ao desenvolvimento a longo prazo do Município.

Para garantir o desenvolvimento ordenado da Capital, a partir das demandas sócio estruturais sinalizadas por todos os atores envolvidos, a Prefeitura de Cuiabá está revisando o Plano Diretor, tomando como base as versões lançadas em 1992 e 2007.