Planejamento / ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

28 de Julho de 2017 13h32

Prefeitura realiza discussões sobre o PPA e a LOA na Regional Leste

28/07/2017

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta quinta-feira, 27, a segunda audiência pública para debater o Plano Plurianual (PPA 2018-2021) e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2018), no bairro Dr. Fábio II, região Leste.

"O encontro envolve a população e a administração. Nessas audiências levantamos as principais demandas por região e analisamos como poderemos inseri-las no PPA e LOA. Quem sabe o que precisa é o próprio povo, infelizmente a demanda é grande e os recursos são limitados, porém o prefeito Emanuel Pinheiro está determinado em buscar maneiras de angariar outros recursos e possibilitar melhoria para os cuiabanos, que é nossa prioridade. A participação da comunidade é um exercício de cidadania", afirmou o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa.

“O PPA é a peça mais importante em questão de planejamento, a sua elaboração é primordial para início do mandato, tendo validade por quatro anos, já a LOA todo ano se discute, em ambos estabelecemos metas e propostas, que foram referendadas durante a campanha, e que agora passarão a compor o plano de governo. É imprescindível que a população participe e estamos ouvindo as necessidades de quem está na ponta, seja para curto ou longo prazo”, explicou o secretário de Planejamento, Jesus Lange Adrien.

A região Leste de Cuiabá, composta por 64 bairros, totalizando um número de moradores significativo para uma gestão, no entanto, a participação na audiência foi pequena, motivo de preocupação para os gestores que divulgaram em diversos veículos de comunicação, inclusive para os representantes comunitários.

“É muito importante a participação dos moradores, aqui eles podem reivindicar o asfalto para a sua rua, a iluminação, entre outras manifestações, que serão executadas na LOA e PPA. Até fim de agosto as peças orçamentárias serão encaminhadas para a apreciação da Câmara de Vereadores”, acrescentou o secretário-adjunto de Planejamento, José Henrique Paiva

“São muitas as dificuldades, a extensão que ocupamos é muito grande e por isso é difícil unirmos todos, mas todos sabem da importância que isto representa em termos de acesso à administração, porém vejo que muitos presidentes de bairros e líderes estão desacreditados e precisamos reaver as expectativas”, disse Ricardo Lobo, subprefeito da Regional Leste

O presidente do bairro Dr. Fábio II, José Milton Mendes, “Neno”, pontou que a regularização fundiária, construção de um CMEI, um centro comunitário e atendimento odontólogicos são prioridades à região.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Demilson Nogueira disse que "a Câmara na condição de referendar a audiência votará pelas solicitações do povo”.

Quanto à construção da LOA, a dinâmica da elaboração está na coleta de sugestão, ouvindo a população.

“A comunidade reivindica uma creche, a canalização dos córregos, e ainda a reforma da nossa unidade de saúde com acessibilidade”, disse a presidente do bairro Canjica, Claudenice Maria, “Tuca”.

“Temos quase 14 mil moradores e nosso bairro não possui um mapeamento correto, solicitamos uma regularização fundiária”, disse a presidente do bairro Bela Vista, Leni Xavier.

“Nosso bairro está carente de limpeza, gostaríamos que a prefeitura olhasse para nós com dignidade, precisamos de mais iluminação e uma creche”, disse o presidente do Renascer, José Carlos da Silva.

Também estiveram presentes na audiência os secretários de Ordem pública, Leovaldo Sales; Serviços Urbanos, José Roberto Stopa; diretor de Obras Públicas, Frank Gonçalves, e os vereadores Misael Galvão e Elizeu Nascimento.

 

Veja o local das próximas audiências para debater PPA e LOA:

REGIONAL SUL

Data: Terça-feira, 01 de agosto

Horário: 19h

Local: União Coxipoense de Associações de Moradores, Rua Pau Brasil, 23 – Jardim das Palmeiras

REGIÃO NORTE

Data: Quinta-feira, 03 de agosto

Horário: 19h

Local: Centro Comunitário, bairro CPA II