Planejamento / PPA/LOA

04 de Agosto de 2017 11h10

Prefeitura finaliza série de audiências públicas com balanço participativo positivo

04/08/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

A Prefeitura de Cuiabá encerrou nesta quinta-feira (03) a série de audiências púbicas realizadas nas quatro regiões da Capital, no intuito de debater junto à população as prioridades a serem inseridas no Plano Plurianual (PPA), referente ao período 2018-2021, e também na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano. Ao todo, foram quatro reuniões, que contaram com a participação de mais de 700 moradores, sendo 170 somente no setor Norte, local da última rodada de debates.

O ato, além de respeitar o inciso I do art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina o incentivo à participação popular durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos, também cumpre com o compromisso da atual gestão de administrar a cidade de maneira transparente e próxima da sociedade cuiabana.

Para o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien, titular da Pasta responsável por elaborar e coordenar, em parceria com outras secretarias, os planos de ações no município, bem como a concepção das peças orçamentárias, o balanço das quatro audiências é totalmente positivo, pois cumpriu com o objetivo de levar a Prefeitura ao encontro da população e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para que o cidadão pudesse participar da construção de políticas públicas que resultem na melhoria da qualidade de vida do munícipe.

“Foi um ato extremamente representativo, não só com participação dos presidentes dos bairros e demais lideranças comunitárias, mas também do morador comum, que trouxe até esses debates suas reivindicações, demonstrando seus problemas, para que possamos incluir dentro do PPA para os quatro anos seguintes e também na LOA de 2018. Isso é o que temos buscado. Não ficar apenas esperando que povo vá a Prefeitura fazer a reivindicação, mas ir até esses moradores e ouvi-los”, comentou Adrien.

O secretário destacou ainda que o interesse da sociedade em participar da elaboração dessas ações é imprescindível para o Executivo municipal, visto que são os moradores que conhecem a fundo a realidade de cada região em que residem. Nesse sentido, ele ressalta ainda que em cada localidade foram eleitos delegados regionais, que serão responsáveis por acompanhar e colaborar na formulação final das peças orçamentárias.

“Tenho certeza que para os anos posteriores podemos melhorar ainda mais, buscando ampliar essa participação popular. Agora, o próximo passo é fazermos uma triagem disso tudo, buscando não só aquilo que foi aqui exposto, mas também casar com as metas da gestão e com aquilo que foi prometido pelo prefeito, e implantar ano após ano no desenvolvimento da cidade, dando assim uma resposta que atenda os anseios da população”, completou o secretário.

O morador do bairro CPA III, Valdinar da Silva, popularmente conhecido na região como “Caco do CPA”, argumenta que atitudes como essa promovida pela Prefeitura são essenciais para a sociedade em geral. “A função do poder público é exatemente essa. Ouvir a base da cidade e atender toda a sociedade. A partir de agora, é preciso fazer desses momentos um hábito e uma prática comum no dia a dia das pessoas”, pontuou.