Planejamento / SUSTENTABILIDADE

02 de Junho de 2021 06h15

Prefeitura de Cuiabá define eixos temáticos e dá segmento a construção da Agenda 2030 pautada na sustentabilidade

02/06/2021

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

Secretários, adjuntos e técnicos da Prefeitura de Cuiabá participaram na manhã desta quarta-feira (1),  no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, de mais um encontro para validação dos Eixos Temáticos  construídos seguindo as vértices do  programa Cidades Sustentáveis, correlacionados aos objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis-ODS, no Pacto do Milênio. 

Trata-se de mais uma etapa do projeto de realinhamento das ações e projetos para elaboração da Agenda 2030- Desenvolvimento Sustentável na gestão Emanuel Pinheiro.  “Nos últimos encontros, os gestores definiram o que é a Identidade Organizacional da Prefeitura. A partir de agora, estamos iniciando a fase do levantamento dos diagnósticos,  os indicadores atuais do Executivo Municipal e os indicadores estabelecidos no Pacto Global da Agenda 2030. Lembrando sempre da importância de avaliar os cenários tanto positivos como os negativos”, explicou representante da Assessoria Especial de Planejamento do Município (ASPLAN), Silvina Maria dos Anjos.

A Agenda 2030 propõe a reconstrução e revisão do Mapa Estratégico para a próxima década. Dentro da dinâmica do planejamento, é fundamental que a identidade Organizacional seja traduzida na abrangência dos objetivos para cada ano, nos mais diversos programas e projetos a serem implantados, o que demonstra a estratégia da atual gestão.

Cuiabá é signatária do Pacto Global da ONU sendo esse uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras.

Os eixos temáticos do pacto Global são Governança, Cultura para sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Bens naturais Comuns, Ação local para a Saúde, Equidade, Justiça Social e Cultura da Paz, Gestão Local para a Sustentabilidade, Consumo responsável e opções de estilo de vida, Equidade, Justiça Social e Cultura da Paz, Economia local dinâmica, criativa e sustentável, Melhor mobilidade e menos tráfego.

“Com base nesses temas vamos definir os eixos de desenvolvimento que o plano vai ter, porque as secretarias têm que trabalhar a transversalidade. Para cada eixo devem ser definidos os indicadores, para cada conjunto de indicadores as metas para 2030. No entanto, serão definidas também as metas para 2024, encerramento da gestão Emanuel Pinheiro”, acrescentou Silvina. Para exemplicar, a entrega de um viaduto está dentro de uma meta prevista no eixo de mobilidade urbana.

Quem integra o grupo também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, criada pela ONU define metas, organizadas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS.

A Missão, Visão, Valores já foram pré-definidas com os conceitos dos Eixos Temáticos, do Programa Cidades Sustentáveis e o conceito dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, apontados por meio de um consenso conjunto dos membros representantes de cada pasta do Executivo Municipal.  “Nesses encontros que estão ocorrendo nas secretarias, iremos definir em conjunto os eixos temáticos do programa Cidades Sustentáveis”, finalizou.