Planejamento /

31 de Julho de 2010 08h00

Prefeitura de Cuiabá amplia controle sobre quem entra e sai do prédio

31/07/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

CRACHÁ OBRIGATÓRIO

Com validade a partir de domingo, (01-08), nenhuma pessoa poderá mais entrar no Palácio Alencastro, quer seja funcionário, quer seja visitante, sem o uso do crachá de identificação. Para os visitantes usuais, o cadastramento no sistema (com fotografia) já é realizado há algumas semanas, a fim de evitar congestionamento durante os dias úteis, quando o movimento é maior, foi o que declarou ontem (30-07) o secretário de Planejamento, Lamartine Godoy Neto. O superintendente de Patrimônio e Serviço da Prefeitura, Eduardo Ayala, também deu informações técnicas sobre a obrigatoriedade do uso do crachá.

"A Secretaria de Educação já implantou este sistema desde 2008. Na realidade, a maioria dos órgãos, sejam públicos ou privados, já possui um serviço similar, importante para o efetivo controle das pessoas que transitam diariamente pelas diversas secretarias que procuram”, disse Lamartine.

Atualmente, informa o secretário, o fluxo de visitantes na Prefeitura de Cuiabá é intenso. "Para se ter uma ideia, na fase de cadastramento chegamos a registrar 340 munícipes/dia, afora aqueles já cadastrados, os cadastros novos. Não nos referimos aos funcionários, mas aqueles que se dirigem à Prefeitura por um motivo ou outro".

O superintendente de Patrimônio e Serviço, Eduardo Ayala, acrescentou que os ganhos da implantação do sistema são concretos, tanto pelo fator da segurança, de controle do pessoal em visita à sede da prefeitura, como também para aferir a entrada e saída dos funcionários.

Ele explicou que “o sistema (catraca) vincula automaticamente a entrada do servidor ao cartão de ponto. Os horários se acoplam quase simultâneos. Quando puxarmos o histórico do ponto, vamos saber exatamente o horário em que o servidor passou pela catraca e ocorreu a leitura biométrica da sua mão, na sequência. A vinculação é imediata, e permite melhor controle na parte de ponto e do acesso de visitantes, em geral, ao prédio da Prefeitura", concluiu.