Planejamento / Case de sucesso

15 de Junho de 2016 15h17

Parque Tia Nair e Complexo Dom Aquino são apresentados como cases de sucesso em congresso da construção

15/06/2016

CAROL SANFORD

A Prefeitura de Cuiabá participa nesta quarta e quinta-feira (15 e 16) do congresso Constrution Summit 2016, realizado no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na cidade de São Paulo (SP). O município foi convidado a apresentar o Parque Tia Nair e o Complexo Dom Aquino, considerados sucesso em infraestrutura urbana, na exposição ‘Cidades em Movimento’, durante o evento.

Conforme o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Benedito Libânio de Souza Neto, a exposição foi feita em parceria com prefeituras para mostrar os cases bem-sucedidos em infraestrutura urbana.

“O objetivo da exposição é proporcionar uma visão abrangente sobre como as cidades podem se tornar ambientes mais humanos e acessíveis, fomentando soluções tecnológicas. No caso da mostra de Cuiabá, quisemos destacar, e servir de exemplo para outros municípios, os conceitos de parques noturnos, com gestão compartilhada com a iniciativa privada, que primam pela qualidade e atendem à população nas áreas de esportes e lazer”, destacou Libânio.

O Complexo Dom Aquino foi reinaugurado em 2014, após requalificação de toda a área, que comporta ginásio poliesportivo, composto por quadra poliesportiva, vestiários, bilheteria, salas multiuso, almoxarifado, copa cozinha, dispensa, banheiros públicos e arquibancadas, com capacidade total de 1.200 pessoas; campo de futebol; pista de atletismo com equipamentos para a prática e treinamento da modalidade (saltos, arremessos e lançamentos); quadras poliesportivas descobertas e campos de futebol de areia.

Após a reforma, o local passou a ser o equipamento público mais utilizado e requisitado de Cuiabá para a realização de grandes eventos esportivos, convenções políticas partidárias, shows artísticos e desenvolvimento de programas esportivos municipais, como escolinhas de iniciação. Atualmente, cerca de 1.200 pessoas frequentam o complexo, que fica aberto das 5h às 23h, todos os dias.

Já o Parque Tia Nair, recebe em torno de 1.200 pessoas por dia, fica aberto das 5h às 24h e conta com pistas de caminhada e ciclismo, lagoa com ilha, cascata de três metros de altura, pedalinho e tirolesa. O local tem ainda academia coberta, parquinho infantil e 400 vagas de estacionamento.

O espaço possui jardinagem diferenciada e iluminação especial, com lâmpadas de LED iluminando todas as palmeiras plantadas e destacando ainda mais o conceito de parque noturno.

Também estão expondo as cidades de Campo Grande, São Paulo, Pindamonhangaba, Florianópolis, Curitiba, São José do Campos e São Bernardo do Campo.

Constrution Summit 2016

O congresso reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater assuntos relacionados à infraestrutura urbana, contribuindo para o desenvolvimento das cidades, por meio de soluções construtivas que viabilizem mais acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade, e uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.

O seminário Cidades em Movimento conta dois painéis que para discutir “Tecnologia e Financiamento para Infraestrutura e Serviços” e “Mobilidade, Acessibilidade e Desenvolvimento Urbano”. O primeiro painel abordará diversos exemplos de cidades inteligentes, no México e no Brasil, que já estão usando a tecnologia para melhorar a relação com os cidadãos e o fornecimento de serviços.

O segundo painel mostrará como obter a máxima eficiência energética em uma construção, que além de proporcionar às pessoas uma vivência em ambientes com ar mais limpo, casas e espaços de trabalho mais confortáveis e contas de serviços públicos mais baratas, também beneficia os gestores da cidade: cada US$ 1 investido em eficiência economiza US$ 2 em novas usinas e nos custos de distribuição de energia elétrica.