Planejamento / PROJETO ORLA II

02 de Outubro de 2018 14h11

Orla do Porto passará por segunda fase do projeto de revitalização

02/10/2018

CAROLINA MIRANDA

DIVULGAÇÃO

Além da revitalização do Mercado do Porto, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou outras obras, também de revitalização, que visam trazer um novo conceito cultural e turístico para a nossa Capital. Os projetos de reforma pretendem transformar os principais pontos da cidade em grandes complexos contemplativos e estruturalmente participativos, com a presença de espaços culturais para exposições, apresentações e mostras artísticas. 

O Projeto Porto Cuiabá se tornou um dos cartões postais de Cuiabá. Após a inauguração da revitalização da primeira etapa, a Prefeitura de Cuiabá ainda aguarda finalização do processo licitatório que já se encontra em fase avançada. Com o valor de investimento na ordem do R$ 3.769.959,31, recurso oriundo do Ministério do Turismo e com os projetos já aprovados pela Caixa Econômica Federal, a obra fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras.

A proposta prevê a continuação da requalificação urbana próxima à região do bairro do Porto, na Orla ao longo do Rio Cuiabá. Localizado na Avenida Manoel José de Arruda, a partir da ponte Júlio Muller até o antigo cais portuário, em uma área de valoroso acervo histórico e cultural para a cidade, por meio da promoção da reintegração do Rio Cuiabá ao convívio dos munícipes. “A ideia é resgatar e valorizar o patrimônio histórico e ambiental presente na região, bem como a promoção do convívio social e da prática de esporte e lazer, permitindo assim a transformação do local, em respeito aos aspectos ambientais e com isso fortalecendo o potencial turístico da região”, explicou o superintendente do IPDU, Márcio Puga.

Segundo ele, o projeto inclui a implantação de calçadões para caminhada e contemplação, ciclovia bidirecional com a intenção de se conectar com a existente e já consolidada na Orla do Porto I. Prevendo ainda, uma continuação ao longo da Avenida José Manoel de Arruda no sentido oposto, com calçadas, iluminação, mobiliário urbano, arborização, adequação de acessibilidade, instalação de esculturas com personalidades regionais, área coberta por lonas tensionadas destinadas às feiras locais, espaço com aparelhos para atividades físicas ao ar livre e área destinada para a implantação de estacionamento,  além da recuperação das margens do rio.

“Espera-se, com essas ações, tornar o local atrativo, dinâmico, resgatando esse importante patrimônio ambiental e cultural e contribuir para fortalecer na população cuiabana o sentimento de pertencimento a esse local, colaborando assim, para a sensibilização e preservação da memória cultural e histórica de Cuiabá”, finalizou o superintendente.