Planejamento / ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

02 de Agosto de 2017 11h45

Moradores apontam prioridades da região Sul para o PPA e LOA de 2018

02/08/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Luiz Alves

Arquivo

A terceira audiência pública, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, reuniu secretários, vereadores e lideranças comunitárias na União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), Regional Sul, na noite desta terça-feira, 01.  

“O nosso objetivo é ouvir a comunidade para identificar a prioridade e quem sabe dos problemas de cada bairro são os comunitários, os moradores”, disse o secretário de Governo, Carlos Roberto da Costa, na abertura da audiência para discutir o Plano Plurianual  (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2018).  

O presidente da Ucam, José Maurício Pereira, observou o crescimento da região nos últimos anos. “A estrutura é a mesma de há 17 anos e o Poder Público não acompanhou o crescimento. Tem que se repensar o nosso Coxipó, berço da nossa cidade”, cobrou.

Para o secretário de Planejamento, Zito Adrien, os comunitários têm razão quando expressam as necessidades. “A grande Coxipó precisa ser repensada de forma a devolver a regional a excelência na prestação do serviço público à população. Nos últimos anos, projetos de infraestrutura foram todos para do outro lado da ponte do Coxipó, pouco foi investido aqui, agora chegou o momento da regional Sul”, pontuou o  secretário.

Zito destacou que a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é ouvir a exaustão a apresentação de propostas para o PPA e a LOA. “Precisamos de obras específicas no Coxipó e obras estruturantes para continuar o leque de desenvolvimento para a região”, acrescentou.

A região do Pedra 90, por exemplo, conta outros sete bairros do entorno, mais o Cinturão Verde e tem 85 mil habitantes e apesar de ter recebido nos últimos meses programa de asfalto, aprimorado serviço de água esgoto, além da coleta de lixo, houve outros pedidos. “Quem pensa que no Pedra não tem problemas, se engana, temos sim e questões estruturantes. A ausência destes serviços só prejudica a população”, disse Marcos Baiano, líder comunitário do bairro.

Maria Isolina, da Associação de Moradores da Comunidade Rural de Buritizal, destacou que a situação melhorou com a chegada da atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, com a construção de pontes e drenagens dos córregos locais e outros serviços. “No entanto, nós temos problemas como a construção de nossa escola que foi demolida para ser edificada outra e até agora nada”.

Maria Sebastiana, que representou o Parque Geórgia, lembrou que a população sofre com a falta de asfalto. Líder comunitário do bairro Pascoal Ramos, Edmirso Bastista de Souza, o Neno, disse que o maior problema da região continua sendo a falta de atendimento a saúde. “Estamos precisando que as obras das unidades de saúde do Real Parque, Jardim Passaredo, Jardim Imperial, Jockey  Clube, Parque Ohara e Nico Barracat sejam concluídas”, apontou Neno.

Participaram da audiência os secretários de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo; Ordem Pública, Leovaldo Sales; Obras, Vanderlúcio Rodrigues; Serviços Urbanos, José Roberto Stopa; Assistência Social, Wilton Coelho, além dos secretários-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa, e de Governo, Oseas Machado.

REGIÃO NORTE

Data: Quinta-feira, 03 de agosto

Horário: 19h

Local: Centro Comunitário, bairro CPA II