/ Capacitação

14 de Junho de 2016 10h17

Mediadores para a 6ª Conferência Municipal da Cidade são formados

14/06/2016

CAROL SANFORD

Marcos Vergueiro

Funcionários da Prefeitura de Cuiabá participam nesta terça-feira (14) de uma capacitação, promovida pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), para a formação de mediadores que atuarão durante a 6ª Conferência Municipal da Cidade,  a ser realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho.

A capacitação é ministrada pelas servidoras da Secretaria Estadual de Planejamento, Lucienne Fitipaldi e Daniela Steinle, que destacam a necessidade de nivelação do grupo para que a mediação durante a conferência seja exitosa.

“Neste grupo temos pessoas que já possuem experiência em conferências, seja participando ou até mesmo mediando, enquanto para outras esta será a primeira vez. Por isso a importância da capacitação, para que todos sigam a mesma metodologia durante as rodas de discussão da conferência”, disse Lucienne Fitipaldi, durante a abertura da capacitação.

Os mediadores representarão diversas entidades e instituições, como a própria prefeitura, Câmara de Vereadores, Universidade Federal de Mato Grosso, associações de moradores e sociedade civil organizada.

O superintendente do IPDU, Benedito Libânio Souza Neto, destaca que a principal função dos mediadores será a busca da conciliação para a construção das três propostas de Cuiabá que serão levadas às Conferências Estadual e Nacional.

“As rodas de discussão reúnem muitas pessoas e ideias, daí a necessidade de um conciliador para a organização e priorização das propostas. No entanto, ele deve ajudar a construir, mas sem interferir ou influenciar, apenas mediar para o desenvolvimento adequado das ideias”, pontua Libânio.

Ele explica que o objetivo da conferência é a criação de políticas públicas de forma participativa, para que a população sinta-se mobilizada a discutir e elaborar soluções para os problemas existentes em Cuiabá, além de propiciar a gestão democrática para o desenvolvimento do município.

A 6ª Conferência Municipal da Cidade tem como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Durante o evento serão abordados assuntos como regularização fundiária, mobilidade e acessibilidade, habitação, saneamento básico e gestão urbana, tratados em eixos de discussão temáticos.

Na conferência serão eleitos 50 delegados, que representarão o município nas discussões estadual e nacional. Estes delegados defenderão as propostas cuiabanas para que se tornem políticas públicas e passem a ter prioridade de atuação em âmbito nacional.

O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e contará com a presença de um representante do Ministério das Cidades.