/ Capacitação

01 de Julho de 2015 10h51

Especialista em Centros Históricos faz palestra para técnicos do IPDU

01/07/2015

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento de Cuiabá, organizou na manhã desta quarta-feira (01), no auditório da prefeitura, um encontro entre sua equipe de profissionais e a arquiteta e urbanista Thais Bacchi.  Com pós-graduação em Porto, Portugal, e professora da Universidade de Cuiabá (Unic), Thais abordou o tema Centros Históricos, área na qual é especialista.

“Estamos desenvolvendo projetos de requalificação que, inicialmente, serão executados em um trecho da Rua 24 de Outubro e também nas praças da República e Alencastro. Por isso é importante estes encontros para a troca de ideias e informações com profissionais da área”, explicou o superintendente do IPDU, Benedito Libânio de Souza Neto. A palestra com os técnicos faz parte de uma programação do IPDU que envolve encontros mensais com especialistas visando à capacitação da equipe em áreas específicas.

Com cerca de 40 servidores, o IPDU tem no quadro engenheiros civis, engenheiros sanitaristas, arquitetos e urbanistas, economistas e também conta com uma técnica em restauro do patrimônio histórico, entre outros profissionais que compõem uma equipe multidisciplinar. “O primeiro palestrante no último mês foi o arquiteto e urbanista José Antônio Lemos, que falou sobre o conceito da Lei do Uso e Ocupação do Solo”, disse Libânio.

Sobre esta lei, que recebeu sugestões da sociedade para sua elaboração, Libânio informou que está marcada para esta sexta-feira (03), no Salão Nobre da prefeitura, uma reunião com técnicos e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE) para sua finalização.

“Essa lei será discutida com a sociedade e segmentos representativos em quatro audiências públicas nas diferentes regiões da cidade. A primeira audiência será na próxima terça-feira. No dia 15 de julho a lei será enviada à Câmara Municipal para ser apreciada ainda antes do recesso”, informou o superintendente do IPDU.