Planejamento / CICLO DE MONITORAMENTO

09 de Outubro de 2018 15h59

Encontro faz acompanhamento dos planos e ações da Prefeitura

09/10/2018

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Teve início nesta terça-feira (09) o 3º ciclo de Monitoramento & Avaliação dos Indicadores, Metas e Iniciativas do Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá de 2018. O evento, que vai até o dia 19 de outubro, conta com a participação de secretários, servidores municipais e consultores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  

A reunião de monitoramento está sendo realizada no auditório do Cuiabá-Prev pelos responsáveis pelo programa em cada secretaria, com o apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Secretaria Municipal de Planejamento e acompanhamento do professor do curso de Administração da UFMT, Dr. Renato Neder, Consultor do PDI/TCE.  

O primeiro encontro foi baseado nas informações lançadas no sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).

Dentro da programação, serão feitos monitoramentos das metas estratégicas lançadas no sistema GPE, do período de janeiro a setembro, verificando as ações executadas ao longo do ano, onde a equipe gestora irá apontar as principais evidências no atingimento das metas estabelecidas para a Prefeitura.

"Trabalhamos com uma metodologia que orienta quanto aos pontos fortes e fracos ou oportunidades e ameaças. Isso ajuda a definir o posicionamento estratégico", pontuou o analista do planejamento de Gestão do TCE, Volmir Manhabosco. “Para as metas não conformes, serão apresentadas as ações adicionais corretivas, a fim de viabilizar o gerenciamento e a tomada de decisões cotidianas relacionadas a implementação de programas e projetos da secretaria de Planejamento”.

A parceria com o TCE é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, pela qual vários avanços e metas alcançadas já podem ser pontuados. “As reuniões de monitoramento e avaliação serão realizadas em todas as secretarias municipais a fim de tornar público o planejamento de cada uma das ações que vem sendo desenvolvidas, levando em conta as necessidades mais latentes existentes em todos os bairros da Capital”, disse o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto Costa.  

Os principais resultados da semana de Monitoramento e Avaliação serão apresentados pelos secretários municipais na 3ª Reunião do Comitê Executivo de Gestão Estratégica do Município de Cuiabá, prevista para o dia 25 de outubro, em preparação para reunião trimestral com o prefeito Emanuel Pinheiro. Na ocasião, cada secretário apresentará os resultados alcançados de seus indicadores, na condição de guardiões, sendo analisadas as suas metas contempladas no Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá.

“Planejamento é a peça chave que vai impedir que a prefeitura atue na defensiva, respondendo aos conflitos tardiamente”, pontuou o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.

De acordo com o gestor, a série de reuniões que acontecerá mensalmente ao longo do ano entre os titulares, e trimestralmente sob o comando do prefeito, solidificando uma cultura de planejamento na Prefeitura de Cuiabá.

PDI - Instituído em 2012, o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI passa a auxiliar a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente.