Planejamento / DESENVOLVIMENTO DE CUIABÁ

04 de Agosto de 2017 17h27

Decreto do prefeito inicia processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

04/08/2017

JULIA MILHOMEM BATISTA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro assinou nesta sexta-feira (04) o decreto para revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. O objetivo é atualizar a política pública para o desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos.

Uma nova metodologia será adotada no processo de revisão, que será coordenada  do Plano Diretor de Cuiabá. Também constam no decreto as especificações para conduzir a ação, sob a coordenação do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU).

De acordo com Emanuel Pinheiro, é necessário ter sensibilidade e visão de futuro na construção de uma sociedade moderna que preze pelo bom uso e ocupação de solo, voltado para a expansão e para o desenvolvimento urbano. “Falar do Plano Diretor municipal é falar na boa e moderna ocupação do solo, respeitando o patrimônio natural, a nossa memória, especialmente neste momento único da sua história que completa 300 anos de existência”, afirmou o prefeito.

Emanuel ainda destacou que para que se tenha êxito numa cidade de 700 mil habitantes, que somado a Várzea Grande a Região metropolitana chega a um milhão de habitantes, a sociedade deve ter uma participação ativa neste processo.

“Toda e qualquer presunção em se construir um plano de desenvolvimento urbano para a capital, nós teremos que fazê-lo na visão conjunta da Região Metropolitana, seja via transporte coletivo, saneamento, entre outras políticas de interesses comuns”, enfatizou.

Uma comissão, coordenada pelo IPDU, e com núcleo permanente composta por técnicos terá a função de prestar assessoramento. O processo de revisão do plano de trabalho estabelecido, pelo IPDU, seguirá quatro etapas: diagnóstico, prognóstico, compilação e implementação.

Para o Marcio Alves Puga, superintendente do IPDU, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro foram pensada em um plano para 50 anos, algumas cidades da Europa o plano é de 100 anos, a intenção é que Cuiabá também caminhe nesta evolução. “ Vamos trabalhar com transparência e várias audiências publicas serão feitas para buscar a humanização e não podemos perder o foco que as ações previstas são economicamente viáveis”, destacou o superintendente.

Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Zito Adrien, é uma responsabilidade trabalhar diretamente neste Plano Direitor. A convocação e a participação de todos da sociedade organizada serão cobradas. A Secretaria está aberta para toda e qualquer manifestação que venha colaborar com a administração da Cuiabá dos 300 anos”, ressaltou Zito.

Cuiabá teve o primeiro Plano elaborado em 1992, que foi revisado em 2007. No entanto, o Estatuto das Cidades, do governo Federal, exige que os planos sejam revisados a cada dez anos.