Planejamento / IPDU

06 de Novembro de 2018 15h00

Cronograma de audiências públicas segue no mês de novembro para revisão do Plano Diretor

06/11/2018

CAROLINA MIRANDA

Divulgação

Arquivo

Será realizada, nesta quinta-feira (08), mais uma audiência pública para revisão do Plano Diretor da Capital. Desta vez, o encontro será no Residencial Chácara São José, no Distrito Industrial, às 19 horas e debaterá o desenvolvimento da Capital para os próximos 10 anos.

Desde o final do mês de julho deste ano, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), vem percorrendo toda a Capital, dividida por microrregiões, por meio de audiências públicas, a fim de ouvir a população sobre seus principais anseios, dúvidas, reclamações e propostas de melhorias para a construção de uma cidade melhor e para a qualidade de vida das pessoas. Os eventos irão ocorrer em todas as regionais, começando pela Leste, seguida pela Oeste, Sul e Norte.

Os encontros contam com participação e envolvimento da população. Cada audiência engloba uma média de seis comunidades, sempre às segundas e quintas-feiras, às 19 horas. Até o momento já foram visitados cerca de 130 bairros. Até o final do ano serão alcançados todos os bairros.

As próximas reuniões serão nos bairros Parque Cuiabá, no dia 12 de novembro, na Escola Municipal Professora Joana Dark. No dia 22, será a vez da região do Parque Atalaia, sendo o local escolhido para realização da Audiência Pública a Escola Municipal Floriano Bocheneki. No bairro Coophema, a data programada foi o dia 26, na Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo.

No dia 29, como encerramento do mês de novembro, será no bairro Parque Cuiabá novamente, mas, desta vez, será realizado no Centro Comunitário.

Para o mês de dezembro, a programação inicia no bairro Jardim Presidente II, no dia 03, na Escola Estadual Zélia Costa de Almeida. Vale lembrar que as audiências públicas acontecem sempre a partir das 19 horas. “É muito importante o envolvimento da comunidade nesse processo de renovação, pois construir uma cidade melhor é um dever comunitário, capitaneado pela Prefeitura e se alastrando para todos os que moram aqui. A participação de todos é de extrema importância para o êxito dessa ação”, disse o superintendente do IPDU Márcio Puga.

 

PLANO DIRETOR - Planejar os próximos 10, 15 anos de Cuiabá exige um extenso e denso trabalho técnico, que implica no constante monitoramento e controle do Plano Diretor, instrumento que determina todas as diretrizes vinculadas ao desenvolvimento em longo prazo do município.

Para garantir o desenvolvimento ordenado da Capital, a partir das demandas sócio estruturais sinalizadas por todos os atores envolvidos, a Prefeitura de Cuiabá está revisando o Plano Diretor, tomando como base as versões lançadas em 1992 e 2007.

“A Capital está caminhando em direção ao seu tricentenário e oportunamente este marco cronológico está coincidindo com um dos trabalhos mais complexos e fundamentais de nosso município. Neste momento estamos planejando os primeiros passos para os próximos 300 anos”, concluiu o superintendente do IPDU.