Planejamento / IPDU

23 de Dezembro de 2018 15h00

Audiências Públicas para revisão do Plano Diretor retomam em janeiro

23/12/2018

CAROLINA MIRANDA

Divulgação

O cronograma de trabalho de revisão do Plano Diretor do Município terá um recesso na agenda das audiências públicas, sendo retomado em janeiro de 2019 com mais oito encontros na regional Norte, sendo o total de 43 planejados. Essa mobilização tem como principal objetivo ouvir a população sobre seus anseios, dúvidas, reclamações e propostas de melhorias para a construção de uma cidade melhor com qualidade de vida para as pessoas.

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) vem percorrendo toda a Capital na elaboração desse trabalho que foi dividido por microrregiões, ocorrendo em todas as regionais, Leste, Oeste, Sul e Norte, respectivamente. “Apesar desse intervalo, a equipe do IPDU continuará trabalhando internamente na elaboração de relatórios para poder dar início ao processo da análise e compilação das informações coletadas nas audiências e reuniões de trabalho com as secretarias da Prefeitura”, disse o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga. 
Conforme levantamento apresentado pela equipe técnica do IPDU, já foram realizadas 35 audiências, sendo 12 na região Leste, 11 na região Oeste e 12 na Regional Sul. Até o momento já foram visitados cerca de 180 bairros e com uma média de participação de 555 moradores.

Cada audiência engloba uma média de seis comunidades. “Atendendo a uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de aproximar a gestão de forma humanizada à população cuiabana, o trabalho já vem alcançando resultados satisfatórios, somente nas dez primeiras audiências aproximadamente 240 moradores participaram”, informou.

Nesse primeiro momento, reforçou Puga, o foco dos encontros é ouvir a população, independentemente de quais sejam suas demandas. Depois disso, as questões mais importantes serão compiladas para que se desenhem as soluções. Na sequência haverá outras 30 audiências, para que o órgão possa certificar-se de que todos os cidadãos estão de acordo com as propostas.

“Com as observações das comunidades em mãos, aliado ao prévio trabalho operacional interno, é possível mensurar as prioridades existentes na cidade, recursos e apontar os melhores caminhos, que direcionarão para a consolidação de propostas para o crescimento planejado e contínuo, visando os futuros 10,15 e até 20 anos da nossa cidade. Em seguida, partiremos para os trâmites regulamentares, com a construção da Minuta de Lei do Novo Plano Diretor e sua evidentemente implantação”, destacou o superintendente.

Puga explica ainda que está sendo contratada uma empresa especializada em assessoria para contribuir com a equipe do IPDU, visando aprimorar ainda mais a qualidade do produto final. “Com isso, a entrega da Minuta da Lei está prevista para o mês de agosto de 2019. Nosso primeiro Plano Diretor foi feito em 1992. O segundo, com atraso, em 2007. Agora estamos trabalhando novamente por sua atualização”, argumenta.