Planejamento / PLANO DIRETOR

26 de Setembro de 2018 11h22

Audiências Públicas estão sendo realizadas para revisão do Plano Diretor da Capital

26/09/2018

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), desde o final do mês de julho deste ano vem percorrendo toda a Capital. Dividida por microrregiões, os eventos irão ocorrer em todas as regionais, começando pela Leste, seguida pela Oeste, Sul e Norte, a fim de ouvir a população, sobre seus principais anseios, dúvidas, reclamações e propostas de melhorias para a construção de uma cidade melhor e para a qualidade de vida das pessoas.

Nesta semana, os bairros que estão sendo visitados pela equipe do IPDU são: Cidade Alta, Porto, Cidade Verde, Novo Terceiro e Coophamil, todos situados na região Oeste do município. Os encontros estão acontecendo por meio de audiências públicas com participação e envolvimento da população. Cada encontro engloba uma média de seis comunidades, sempre às segundas e quintas-feiras, às 19 horas.

Até o momento já foram visitados cerca de 18 bairros. Até o final do ano serão alcançados todos os bairros. “É muito importante o envolvimento da comunidade nesse processo de renovação, pois construir uma cidade melhor é um dever comunitário, capitaneado pela Prefeitura e se alastrando para todos os que moram aqui.  A participação de todos é de extrema importância para o êxito dessa ação”, disse o superintendente do IPDU Márcio Puga.

E para o mês de outubro, novas audiências já estão programadas. No dia 01, será a vez dos moradores do bairro Jardim Araçá. No dia 04 de outubro, será na localidade e no entorno do Jardim Santa Rosa II. No dia 08, será a vez da região do Novo Colorado. No dia 11, será no Novo Tempo e redondeza. Dia 15 de outubro, o encontro será no Vale dos Lírios. No dia 18, na Chácara dos Pinheiros. E para encerrar o mês de outubro, a audiência pública será no bairro Coophamil e comunidades próximas, no dia 27, às 19 horas.

“Queremos saber a percepção dos moradores em relação à Capital, para que nesta versão aprimorada do Plano Diretor, que destaco, aprimorada e audaciosa, contemple os anseios reais dos cuiabanos, trazendo soluções eficazes para os vindouros problemas que a cidade em constante evolução possa vivenciar”, completou o diretor de Plano Diretor, o arquiteto Lauro Boa Sorte Carneiro.

PLANO DIRETOR - Planejar os próximos 10, 15 anos de Cuiabá exige um extenso e denso trabalho técnico, que implica no constante monitoramento e controle do Plano Diretor, instrumento que determina todas as diretrizes vinculadas ao desenvolvimento a longo prazo do município.

Para garantir o desenvolvimento ordenado da Capital, a partir das demandas sócio estruturais sinalizadas por todos os atores envolvidos, a Prefeitura de Cuiabá está revisando o Plano Diretor, tomando como base as versões lançadas em 1992 e 2007.

“A Capital está caminhando em direção ao seu tricentenário e oportunamente este marco cronológico está coincidindo com um dos trabalhos mais complexos e fundamentais de nosso município. Neste momento estamos planejando os primeiros passos para os próximos 300 anos”, concluiu o superintendente do IPDU.