Planejamento / LDO / ORÇAMENTO

18 de Maio de 2018 09h39

Audiências públicas debatem sobre a LDO de 2019

18/05/2018

ANDRESSA SALES

Gustavo Duarte

Arquivo

“Cuiabá vai manter um orçamento bem justo”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien, durante as audiências públicas realizadas nos dias 14 e 17, para tratar da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2019. A peça prevê a Receita Líquida Total estimada de R$ 2,319 bilhões, fixando-se a despesa no mesmo valor.

Conforme explicou o secretário de Planejamento, Zito Adrien, a LDO estabelece definições e prioridades de investimentos, metas físicas, orientações como limites para créditos adicionais entre os órgãos, regras em relação ao que será executado no ano financeiro posterior ao de sua aprovação. Essas prioridades se vinculam aos planejamentos estabelecidos no Plano Plurianual do Município (PPA).

“Para a LDO/2019 é importante destacar que estamos levando em consideração todas as metas estabelecidas no Plano de Governo do prefeito Emanuel Pinheiro, de seus secretários, incluindo as novas metas apontadas pelo gestor neste ano”, destacou o secretário.

As audiências públicas ocorreram no auditório do Palácio Alencastro aberto à toda população. A LDO é a base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

“É fundamental a participação de todos neste processo. Seja cidadão comum, líderes comunitários, a sociedade civil como um todo, para auxiliar a gestão, auxiliar o prefeito Emanuel Pinheiro a elaborar as metas físicas que servirão de base para as metas orçamentárias que constarão na LOA, que pela Lei Orçamentária, temos até dia 30 setembro para compor a peça”, ressaltou Zito.

A LDO precisa ser analisada pelos vereadores e passar por votação no plenário, o prazo para entrega é até 30 de maio.