Sexta, 09 de março de 2018, 15h13
A- |  A+

Perfil / PERFIL

Maria Auxiliadora Peixoto, a experiência da evolução tecnológica


Em 3 de maio de 1976, Maria Auxiliadora Peixoto de Moura começou a trabalhar na Prefeitura de Municipal de Cuiabá, época em que o Executivo municipal era comando pelo prefeito Rodrigues Palma.

Aos 63 anos, a servidora pública de 42 anos de carreira se lembra do primeiro órgão em que atuou: a Secretaria de Saúde onde desempenhou suas funções durante seis anos. Foi nessa época que descobriu que a Secretaria de Administração estava oferecendo curso de datilografia (técnica de escrever em máquinas de datilografia), profissão praticamente extinta devida á evolução tecnológica.  

Após isso, são 36 anos como Agente Municipal na pasta de Administração, hoje intitulada Gestão. De acordo com Dora, apelido em que é conhecida pelos colegas, além de fazer grandes amizades, os anos de funcionalismo público lhe proporcionou aprender muito, principalmente, na área de administração.

Dora relata a dificuldade, na época, quando o computador surgiu e foi inserido em seu trabalho em substituição as máquinas de datilografia, que ficaram em segundo plano.

"Por mais que eu soubesse datilografar, as teclas do computador, o mouse, os programas eram pra mim novidades, até ligar o computador era uma batalha, mas meus colegas de trabalho se dedicaram a me ensinar e hoje não consigo realizar minhas tarefas sem esta máquina", relembrou.

Trabalhando tanto tempo no mesmo órgão, Maria Auxiliadora teve a oportunidade de participar de diferentes gestões, dentre elas as dos prefeitos Gustavo Arruda, Roberto França e, atualmente, faz parte da equipe do prefeito Emanuel Pinheiro.

"Eu vejo que a administração atual está excelente. Em apenas um ano o prefeito Emanuel tem feito muito por Cuiabá. Tenho orgulho de trabalhar pra ele", contou.

Mesmo com tanto tempo de serviço público e condições para se aposentar, Dora ainda reluta e explica que começou a trabalhar muito nova e não conseguiria ficar “parada”, como mesmo classificou.

A ideia da servidora é encerrar sua carreira ao final deste ano, mas com tanto empenho e entusiasmo não é nada confirmado.

"Já estou um pouco cansada, mas mesmo assim não sei se eu aguentaria ficar em casa o dia todo. Agora estou tentando melhorar meu plano de carreira pra poder me aposentar com um salário melhor e, se tudo der certo, quem sabe este ano ou ano que vem, dou entrada na minha aposentadoria", finalizou.

Perfil

A proposta de valorização do servidor público da gestão Emanuel Pinheiro levou a idealização da série Perfil, baseada no gênero literário do jornalismo (perfil) que possui características narrativas de um determinado personagem, no caso o servidor, com relatos de vidas e histórias, tanto da carreira funcional pública quanto pessoal. Deste modo, a cada 15 dias o portal da prefeitura protagonizará um servidor e a sua história, pois uma gestão humanizada se trata, principalmente, da figura humana. 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá