Quinta, 07 de junho de 2018, 18h07
A- |  A+

Perfil / PERFIL

Abílio Matheus, desenhando o amor pela profissão


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Amor à profissão, assim resume a vida do servidor público da Prefeitura de Cuiabá, Abílio Matheus, de 72, da Secretaria de Planejamento. Natural de Vaiporã, cidade do interior do Paraná, começou a trabalhar com 14 anos em uma colonizadora, empresa onde se comercializava terrenos rurais, onde realizava medições de áreas, montava a infraestrutura básica para fazer loteamentos e planejavam cidades.

Era o ano de 1960 quando se apaixonou pelo seu primeiro emprego e profissão qual atua até hoje, porém em outros ares: na gerência de Cartografia no Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) da Prefeitura de Cuiabá.

Mas, há trajetória até o IPDU cuiabano começa alguns anos após seu primeiro emprego quando passou no concurso da Prefeitura Municipal de Vaiporã como desenhista e projetista permanecendo no cargo até 1991 quando recebeu uma proposta de emprego em Mato Grosso, Cuiabá.

A nova empreitada relembrou o início de sua paixão, pois o trabalho era em uma outra empresa colonizadora a época mapeava a região de Aripuanã, porém ficou sabendo que a prefeitura da Capital mato-grossense iria realizar um concurso em sua área.

O final dessa história foram 26 anos como Gerente de Cartografia da Prefeitura de Cuiabá, atualmente em aposentadoria, mas engane-se quem acha que Abílio conseguiu ficar afastado de sua paixão.

Com o processo de aposentadoria concluído em março deste ano, o servidor pediu para ser recontratado, pois, segundo ele, não aguentaria ficar em casa sem o contato com as pessoas.

“Uma das coisas que mais gosto na vida é ter esta aproximação com as pessoas, ajudar quem precisa me dedicar procurando um mapa e auxiliando todos, as vezes nem é a minha área, mas se vejo alguém precisando eu atendo. Me identifico demais com esta gestão do atual do prefeito Emanuel Pinheiro que tem como principal tema a humanização. Era disso que a nossa sociedade estava carente, desta preocupação, desta atenção”, afirmou.

Abílio Matheus conta que quando começou a atuar no IPDU percebeu que Cuiabá tinha uma carência, o mapa que existia era defasado e precisa de uma atualização. Foi quando reuniu uma força-tarefa com 200 servidores para criar um Plano Diretor e desenhar então a sua maior paixão.

“Juntamos uma base cartográfica que já tínhamos em conjunto com informações de voos de 1982. Eu desenhava o loteamento e reduzia manualmente. Em 2005, houve outro voo na cidade e terminamos de mapeá-la. Tivemos trabalho, mas agora fazemos apenas a atualização dos bairros, das ruas e das avenidas”, relembrou. 

O orgulho e paixão leva Abílio a ter absoluta certeza e convicção que, a partir da profissão e dos mapas, que eram feitos manualmente, desenvolve-se o aperfeiçoamento da caligrafia.

“Hoje a caligrafia pra mim é um hobby, pois tenho em casa um escritório e trabalho escrevendo em convites, fazendo certificados, títulos e diplomas. Me dedico interinamente a caligrafia e aos mapas, é como sempre brinco tenho Cuiabá nas mãos”, frisou com inteira satisfação.

Hoje com 72 anos de idade, Abilio se vê como um homem realizado e atualizado já que passou pela fase da transição entre o manual e a tecnologia porque, segundo ele, “a pessoa tem que querer acompanhar toda a evolução”.

Profissional gabaritado, ele conta com a especialização da caligrafia e mais de 10 certificados como Contabilidade, Agrimensura, Georeferenciamento, Geo Processamento, graduações em Cartografia, Topografia, entre outros.

“Tem gente que para no tempo. Eu acho que nunca irei aceitar ficar sem me atualizar, sem estudar. Me lembro que assim que entrei na prefeitura tive a oportunidade de fazer vários cursos para aprimorar ainda mais a minha profissão e me lembro que as vezes começávamos o curso em 30 servidores e quem geralmente terminava era eu mais dois”, finalizou um pouco da história de muito orgulho e dedicação.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá