/

25 de Novembro de 2011 09h10

Projeto Recicla Cuiabá Vest recolhe quase 5 mil toneladas de material reciclável

25/11/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054


Um dia no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, esse foi o prêmio recebido, na quarta-feira (23-11), pelos 70 alunos do pólo do Cuiabá Vest, no CPA II. Eles foram os vencedores do projeto Recicla Cuiabá Vest pelo recolhimento de garrafas pet, latinhas de alumínio e óleo de cozinha usado, totalizando 639 pontos.

A gincana ecológica, promovida nos 12 pólos do Cuiabá Vest e Universidade Popular Comunitária (UPC), arrecadou quase cinco mil toneladas de materiais recicláveis, entre 11 de julho e 24 de outubro deste ano.

O material reciclável foi coletado pela empresa de lixo do Município, após ser acondicionado em lixeiras distribuídas nos pólos do Cuiabá Vest.

Recicla Cuiabá Vest

O projeto consiste na separação e recolhimento de resíduos descartados, que podem ser reciclados como alumínio, plásticos e óleo de cozinha usado. O primeiro passo para que esse processo ocorra é a realização da coleta seletiva do lixo.

Segundo o diretor executivo da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), professor Mário Nadaf, o principal intuito do projeto é difundir entre os alunos o conceito de reciclagem. “Precisamos impactar a sociedade sobre a necessidade da coleta seletiva de materiais recicláveis, para que esse ensinamento alcance casas, bairros, toda a cidade. Esta ação une sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, destaca ele.

Nadaf ressalta ainda que a coleta seletiva visa reduzir o volume de lixo depositado nos aterros, a contaminação dos solos e rios, minimizando assim, o desperdício de recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas.

Arrecadação

A venda do material e colaboração dos parceiros arrecadou em torno de R$ 4 mil, valor este, usado para o transporte e pagamento da premiação.