/

21 de Junho de 2011 15h49

Novos materiais didáticos vão auxiliar alunos do Cuiabá VEST para prova do Enem

21/06/2011

Rosane Brandão-PMC

“Em Cuiabá só não estuda quem não quer, pois a prefeitura tem dois programas importantíssimos de apoio ao aluno, que é o cursinho Cuiabá Vest e o transporte coletivo gratuito”. A observação é do coordenador da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), professor Mário Nadaf, feita na noite de segunda-feira (20-06), no pólo educacional Santa Rita, no Centro, durante solenidade de entrega de três mil kit’s de material didático para os alunos do Cuiabá Vest.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Cuiabá  (Funec), e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) que doou R$ 500 mil para compra dos materiais. Além do professor Mário Nadaf, a solenidade contou com a presença do secretário da Secitec, Eliene Lima, do secretário adjunto da Secitec, Adriano Breunig, e o presidente da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec), Ivo da Silva.

Mário Nadaf relembrou o início da história do cursinho pré vestibular gratuito de Cuiabá e aproveitou para elogiar Eliene Lima e o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, por terem lutado para firmar o curso na capital. “Somos gratos a vocês pela implantação desse programa, que ajuda alunos carentes que não tem condições financeiras de pagar um cursinho particular”.

A necessidade de trocar os materiais, segundo Nadaf, não foi porque eles não tinham qualidade, mas sim para atender as exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que agora possui uma nova moldagem.

Todos os 2.530 alunos do cursinho, espalhados nos 12 pólos de Cuiabá, receberão o material, que será entregue em várias etapas. Eles assinam um termo se comprometendo em zelar pelos livros, que no final do curso serão devolvidos para auxiliar outros alunos no próximo ano. “Se qualquer um desses alunos, por algum motivo, deixar o cursinho no meio do caminho também deverá devolver os livros. Esse material servirá de instrumento de sucesso para outros alunos”, ressaltou Mário Nadaf.

Eliene Lima incentivou os alunos a persistirem nos estudos e relembrou sua trajetória como estudante. “Depois de ficar um tempo parado, voltei a estudar com 15 anos, quando entrei na quinta série. Terminei o ensino médio com 23 anos. No entanto, com 28 anos já havia me formado em engenharia, por isso insisto em dizer que o melhor caminho é o ensino, e não importa a sua idade para começar ou voltar a estudar”, disse o secretário, acrescentando que a maior riqueza de um cidadão é a riqueza intelectual, ou seja, o conhecimento.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso elogiou o empenho de Mário Nadaf em buscar recursos para melhorar a qualidade do ensino dos alunos do Cuiabá Vest. “Essa ação sem dúvida nenhuma é um salto de qualidade que estimula a preparação desses alunos para enfrentar o futuro e qualquer prova do Enem ou vestibular”.

Cada kit é composto por 8 fascículos, um CD e 6 livros do ensino médio com duas disciplinas cada: matemática e química; biologia e física; inglês e espanhol; sociologia e filosofia; história e geografia; e português ( redação e gramática).

O aluno Benedito Flores, de 53 anos, comemorou a entrega dos materiais. “Acredito que esses livros vão nos auxiliar e muito, se o cursinho já era bom, agora ficou excelente”, disse o aluno, lembrando que cursou o Cuiabá Vest no ano passado e conseguiu uma vaga em uma universidade pública, mas como era em um município do interior preferiu estudar novamente este ano para tentar uma vaga em Cuiabá.

Para conceição Arruda, 42 anos, o Cuiabá Vest é uma oportunidade única de incentivo para os alunos de baixa renda. “É um projeto que vale a pena, porque além de ter ótimo material didático, também tem excelentes professores”.

Mais informações sobre o Cuiabá Vest podem ser obtidas pelo site da prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br/cuiabavest) ou pelo telefone: (65) 3322-4775. Por e-mail o contato é funec@cuiaba.mt.gov.br e funec.cuiabavest@gmail.com