/

25 de Outubro de 2012 09h53

ENEM é tema do 1º Ciclo de Palestras promovido pela Funec

25/10/2012

Funec (65) 3322-4775



A Fundação Educacional de Cuiabá (FUNEC), através do seu programa educacional Cuiabá Vest, promoveu, nos dias 22 e 23 de outubro, o 1º Ciclo de Palestras sobre o ENEM. O evento foi realizado no Anfiteatro da Escola Estadual Presidente Médici.

Participaram do evento cerca de 800 alunos oriundos das escolas públicas da capital e do Cuiabá Vest. O evento teve inicio no dia 22 e transcorreu até o dia 23, com as seguintes palestras: “Ser estudante frente aos novos desafios do novo Enem”, ministrado pelo Prof. Dr. João Monlevade, que fez um histórico sobre a educação, a seletividade e o novo Enem como política educacional implantada pelo governo federal. Já o segundo palestrante, Prof. Alexandre Martins dos Anjos, fez uma palestra mais técnica, enfatizando todo funcionamento do processo seletivo unificado – SISU, adotado pela UFMT.

No segundo dia, tivemos a palestra do Prof. José Walter Zacarias, que focou o tema na matemática e na interpretação das provas do Enem. Na sequência, tivemos a presença do Prof. Gilberto Alvarez do Cursinho da Poli – SP, que passou várias dicas para o ENEM, além de fazer uma abordagem mais ampla, ressaltando as competências e as habilidades exigidas no Enem. Segundo Professor Giba, como é conhecido, o novo Enem “visa valorizar não somente o conhecimento, mas a capacidade de interpretação, análise e raciocínio do contexto das questões dentro de uma perspectiva interdisciplinar”.

No período vespertino, a palestra do Professor Maurim Rodrigues abordou o tema: “A iconografia nas provas do Enem”, procurando abordar as questões das provas, através da interpretação das imagens e seu momento histórico e sua importância no contexto das temáticas e as matrizes curriculares exigidas pelo Enem. Já a palestra do Professor Luiz Maria Dumont procurou contextualizar a redação no Enem, com dicas e com prováveis temas que poderão cair no próximo exame.

Na avaliação do diretor-executivo da Funec, Professor Alex Rufino da Silva, o evento foi mais uma “oportunidade de prepararmos melhor nossos alunos para aprofundarem seus conhecimentos sobre as habilidades e competências exigidas no Enem”. O evento é mais uma ação educacional da prefeitura de Cuiabá, através da Funec - Fundação Educacional de Cuiabá.