/

06 de Maio de 2011 11h03

CuiabáPrev recebe comitiva do Ipreville de Joinville Santa Catarina

06/05/2011

Colaborou/Abraão Ribeiro

Em busca de novos formatos de trabalho e conseqüentemente trocar experiências profissionais, o IPREVILLE – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (SC), visitou por dois dias (04/05-05) as dependências do CUIABÁPREV, a fim de verificar e conhecer o dia a dia do Instituto Previdenciário cuiabano, como também sua diretoria e os procedimentos internos.

A Gerente de Benefícios do IPREVILLE, Valesca Otero, destacou o motivo da visita: “Tivemos informações de que os processos de concessão de aposentadoria já estão em um nível de evolução elevado aqui em Cuiabá. Nós queremos repensar nossos processos e também conhecer como é conduzido o sistema previdenciário do CUIABÁPREV que está em funcionamento.”

Esta não é a primeira vez que o CUIABÁPREV recebe a visita de uma instituição previdenciária de outro estado. Desde 2006 afrente da presidência do CUIABÁPREV, Ronaldo Rosa Taveira já recebeu outras comitivas e fala dessa relação positiva: “Já vieram conhecer o trabalho do CUIABÁPREV comitivas dos estados do Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Amapá, Rondônia. Para nós é uma satisfação muito grande receber a visita de quatro servidores do IPREVILLE, de Santa Catarina. Só com este tipo de relacionamento, de troca de “figurinhas”, podemos aprender e mostrar nosso trabalho a favor dos segurados, fazendo com que a administração possa melhorar.”

 HISTÓRICO DO IPREVILLE

O IPREVILLE - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Joinville - foi instituído pela Lei nº 3.277 em 27 de março de 1996, passando a vigorar em 27 de junho do mesmo ano, na gestão do prefeito Wittich Freitag.

Sua criação obedece a Constituição Federal de 1988, que determinou aos entes públicos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) a instituição de regime jurídico único.

O processo da criação iniciou em 1994 pela Secretaria de Recursos Humanos, com a realização dos necessários estudos sobre a viabilidade de implantação de um regime próprio de previdência para os servidores públicos municipais.

Após a administração municipal concluir o anteprojeto, apresentou ao Sindicato dos Servidores Públicos do Município e, juntos, criaram de forma democrática e participativa uma comissão para elaborar o texto da lei que criou o Instituto. Assim, nascia  o IPREVILLE como uma autarquia da Administração Indireta do município de Joinville.

 

 Abraão Ribeiro/SECOM