/

17 de Junho de 2013 18h06

Aposentados devem se manter ativos, diz presidente da AAPMC

17/06/2013

Raquel Mützenberg 3645-6054

Eremita Viana trilhou um longo e bonito caminho como servidora municipal de Cuiabá. Iniciou como professora para alunos do antigo primário e chegou a trabalhar como assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Educação. Após 31 anos de serviços prestados à prefeitura, Eremita se aposentou. Hoje, aos 63 anos, a professora de longa data relembra os bons momentos da época em que era ativa no município.

No entanto, ela não se considera e não gosta de ser adjetivada como inativa. “Nós somos ativos e estamos sempre em movimento”, ressalta a professora aposentada. Eremita é fundadora e presidente, pelo segundo ano consecutivo, da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Cuiabá (AAPMC).

Neste 17 de junho, Dia do Funcionário Público Aposentado, Eremita Viana destaca o papel dos aposentados para o desenvolvimento de Cuiabá e defende a participação nas atividades desenvolvidas pela associação. Ela aproveita para convidar os 2.493 aposentados pelo CuiabáPrev a se tornarem mais ativos e participativos.

Toda primeira quarta-feira do mês os “aposentados ativos” - como se autodenominam – se reúnem na sede do CuiabáPrev para realizar atividades de lazer, trocar informações e debater sobre os direitos dos aposentados.

Essas reuniões mensais já geraram boas histórias. Dona Eremita conta que já viajou para o balneário Águas Quentes, em Cuiabá; para a cidade pantaneira Barão de Melgaço (MT); e conheceu Fernando de Noronha (PE) com os colegas da associação.

Além de momentos de descanso e lazer, a associação também promove conquistas como a incorporação do aumento dos DAS ao valor das aposentadorias e a precisão no dia do depósito dos vencimentos: todo dia 25 a aposentadoria está na conta. Dona Eremita se aposentou em 2002 e afirma que o benefício é mais que merecido “a todos os servidores públicos aposentados”.

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO APOSENTADO - O presidente do CuiabáPrev, Boulanger José de Almeida, destacou o dia do funcionário público aposentado como um marco do reconhecimento a quem tanto contribuiu com a capital.  A prefeitura de Cuiabá demonstrado esse reconhecimento, destaca Boulanger, por meio de ações. Entre elas está o programa de aposentadoria. Do início do ano até agora, 196 servidores conquistaram o direito à aposentadoria. A meta para este ano são de 600 aposentadorias.

 “Que esses servidores sejam muito felizes nesse momento da vida em que chegaram e que tenham consciência de que a gestão do Prefeito Mauro Mendes trabalha pela qualidade de vida e pelos direitos de seus aposentados”.