Ordem Pública / Oportunidade

07 de Dezembro de 2016 17h04

Último mutirão do ano do Procon atende mais de 600 consumidores na Praça Alencastro

07/12/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

O último mutirão de 2016 realizado pelo Procon Cuiabá atendeu pouco mais de 600 consumidores nesta quarta-feira (07), na Praça Alencastro. O evento, que está na sua décima edição, oportunizou ao cidadão a chance de renegociar suas dívidas com condições especiais com as empresas CAB Cuiabá, Energisa, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de garantir facilidades exclusivas de pagamento para faturas da Unimed em atraso. A ação também contou com a participação da CDL Cuiabá, que realizou consultas do SPC e Serasa, além de orientar os interessados no planejamento financeiro.

“Não poderíamos encerrar esta gestão sem mais um mutirão, que já percorreu as principais regiões da cidade. Além da grande demanda local, sabemos que o centro é o ponto principal onde reúne o maior número de consumidores e estar aqui oferecendo atendimento ao cidadão faz parte do compromisso do Procon em fazer com que os direitos de cada cuiabano sejam devidamente cumpridos. Finalizamos nossas atividades de 2016 com essa grande oportunidade, que visa sanar dúvidas dos que nos procuram e garantir um fim de ano tranquilo para o consumidor, com suas dívidas renegociadas em condições exclusivas ofertadas apenas neste evento”, contou Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

Além dos serviços já considerados tradicionais da ação, como as facilidades de parcelamento de faturas e o requerimento de enquadramento na Fatura Social, que garante quase 50% de redução nas contas de água e luz para famílias com condições financeiras precárias, o Mutirão de Conciliação reúne nesta edição um leque muito mais amplo de serviços, contribuindo para a desburocratização do atendimento de agências bancárias ao cidadão. Considerado um dos serviços com maior índice de reclamação, a participação dos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal é essencial para tornar o acesso do contribuinte amplamente aberto às prestadoras de serviço.

“É uma iniciativa diferente e que leva as maiores empresas aonde o consumidor se encontra com atendimento específico e direcionado para aqueles que buscam renegociar suas dívidas, efetuar reclamações ou questionar cobranças indevidas. Viemos aqui dispostos a orientar nossos clientes, mediando conflitos com o apoio do Procon Cuiabá, sem que haja a necessidade de abertura de processos, que apenas estendem o problema gerando um desconforto e constrangimento para ambas as partes”, revelou Marcos Roberto, supervisor de atendimento da Caixa Econômica.

Para Viviane Batistella, advogada da Unimed, as exclusividades de parcelamento de faturas em atraso é um atrativo. “Nossos clientes puderam tirar esclarecimentos sobre planos de saúde e parcelar sua conta tanto no cartão de crédito como no boleto, vantagem restrita apenas ao Mutirão de Conciliação. Fora da ação, o parcelamento só é possível por meio do cartão de crédito. É uma oportunidade única para quem busca regularizar sua situação”, disse.

Com a presença das comissões de Defesa do Consumidor, Direito da Mulher, do Trabalho, do Idoso e Previdenciário da OAB – MT, o evento ofereceu orientações específicas aos interessados, além de contar com o apoio de diversos advogados também do Instituto dos Advogados Mato-grossense em mediações, quando necessário. “A OAB – MT é sempre uma grande parceira do Procon e mais uma vez deslocou parte de suas equipes para auxiliar o cidadão. Indo mais além, ainda tivemos um reforço maior com a participação do Instituto, que ajudou a administrar a grande demanda que tivemos hoje”, concluiu Carlos Rafael.