Ordem Pública / INÍCIO DAS TRATATIVAS

06 de Julho de 2022 09h26

Secretário inicia debate com a comunidade haitiana e sugere criação de espaço para quem trabalha com comércio ambulante; Debate será ampliado

06/07/2022

FERNANDA LEITE

Davi Valle

O secretário de Ordem Pública (Sorp), Leovaldo Sales, se reuniu na última segunda-feira (4), com representantes dos vendedores ambulantes para debater sobre as fiscalizações inerentes à Pasta, uso de calçadas públicas, e também sobre a viabilidade de encontrar um espaço específico para aqueles que trabalham com o comércio ambulante na região central. 

Sales avisou que  irá ampliar o debate para ser resolvido junto às Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também serão convidados os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). 
 
"Hoje nasceu um diálogo e vamos levar para outras secretarias. Iniciamos na Ordem Pública.  O convite para reunião surgiu para que possamos achar caminhos e soluções para essa situação que se arrasta há muitos anos, a relação de conflito entre o comércio ambulante que precisa se enquadrar em uma legislação existente e também sobre como solucionar tudo isso. O prefeito Emanuel Pinheiro vai receber o resumo desta reunião e, junto com ele, iremos debater uma solução.  Tivemos aqui, algumas sugestões colocadas em pauta para avaliação e a viabilidade  de solucionar ou minimizar as necessidades daqueles que buscam na nossa capital uma forma de sobrevivência", comentou o secretário.
 

Da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT), Clercius Monestine, avaliou a reunião como produtiva. "O secretário entendeu as nossas dificuldades e na próxima semana haverá uma outa reunião com outros  secretários para entender e minimiza o sofrimento nosso e que Cuiabá continue sendo uma cidade vivente para todos , tanto aos imigrantes e os natais", comentou ele. 

 

A Câmara de Cuiabá Municipal acompanhou a reunião e teve a vereadora Edina Sampaio como representante do Legislativo Municipal.