Ordem Pública / Pedra 90

05 de Fevereiro de 2016 15h05

Proprietários têm 48 horas para eliminar focos de Aedes aegypti de suas residências

05/02/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

Os 103 proprietários do bairro Pedra 90, notificados por apresentar focos de Aedes aegypti em suas residências, têm prazo 48 horas para realizar a total limpeza de seus espaços ou serão multados. A intimação aconteceu nesta sexta-feira (05), durante operação ostensiva para combater a proliferação do mosquito na região. A ação faz parte de um intenso trabalho realizado pela Prefeitura de Cuiabá desde dezembro de 2015  por ordem do prefeito Mauro Mendes, que exigiu a total eliminação do transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

“Em dezembro nós demos início a um intenso trabalho de combate ao Aedes aegypti, vistoriando mais de 10 mil unidades entre imóveis residenciais, domiciliares e terrenos baldios no Pedra 90. Após um cruzamento de dados entre o trabalho executado pelos agentes comunitários da pasta de Saúde e uma varredura realizada nas etapas I e II, com o auxílio de um drone, constatamos que 103 proprietários ainda possuíam focos de criadouro do mosquito. Voltamos aqui para exigir uma postura permanente desses moradores, pois nosso objetivo é dizimar qualquer possibilidade de proliferação na nossa cidade”, afirmou Eduardo Henrique de Souza, secretário municipal de Ordem Pública.

Para o presidente da segunda etapa do bairro Pedra 90, Davilson Barbalho Câmara, o empenho desta gestão em por um fim definitivo neste problema revela o compromisso do município com a saúde pública e segurança da população. “Fico contente em saber que a maioria dos proprietários da nossa região se comprometeu a cumprir sua parte em relação à dimensão desta questão. E isso só foi possível graças à constante presença da prefeitura, que vem avaliado e reduzindo os riscos da proliferação do Aedes aegypti ajuda na nossa região”, revelou.

Dar continuidade ao trabalho de fiscalização, limpeza e orientação é um dos grandes objetivos da Secretaria Municipal de Ordem Pública ao longo do ano, conforme contou Érico César de Arruda, diretor de Fiscalização da pasta. Segundo o gestor, “é um trabalho contínuo, através de monitoramento e presença ostensiva no bairro. Inicialmente direcionamos nossos esforços para o Pedra 90, pois ele apresentou uma das maiores incidências de focos e devido a sua grande dimensão, é necessário permanecermos em alerta o tempo todo, despertos para coibir de antemão a possibilidade de um surto em Cuiabá”, disse.

Em se tratando de comprometimento social, a prefeitura tem reforçado entre os moradores o papel de orientar toda a população antes de proceder para autos de infração e, consequentemente, multas. A fim de envolver todos os munícipes no combate ao Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma parceria com o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos na Área Ambiental (Cejusc), com o objetivo de conceder anistia aos infratores que realizarem a limpeza completa de seus terrenos.

“Punição por meio de multa é um dos últimos recursos que queremos adotar. Nossa proposta é, de fato, eliminar permanentemente os criadouros do mosquito nas residências cuiabanas. Portanto, aqueles proprietários que comprovarem a limpeza de seus terrenos, mesmo após receberem o auto de infração, serão anistiados e isentos do pagamento por meio de decreto”, concluiu Eduardo Henrique.

As equipes de agentes comunitários e fiscais das pastas de Saúde e Ordem Pública, respectivamente, retornarão às 103 residências na próxima quarta-feira (10), para verificar se as adequações foram devidamente efetuadas. Caso contrário, será lavrado o auto de infração no ato da constatação da irregularidade, sendo cabível punição por meio de multa.